quinta-feira, março 24, 2011


Campeão volta a empatar na corrida pela revalidação

Augusto Panzo - Hoje
Polícias não tiveram forças para vergar os estudantes do Soyo.
Fotografia: José Cola
O Interclube desperdiçou a oportunidade de facturar três pontos, mesmo jogando em sua casa, ao consentir ontem, no Estádio 22 de Junho, o segundo empate no Girabola de 2011, diante da formação da Académica do Soyo. O desafio foi muito disputado, sobretudo durante o primeiro quarto, altura em que o Interclube teve o domínio absoluto, aparecendo por diversas vezes junto à baliza da Académica do Soyo, que só não sofreu golo graças à boa exibição patenteada pelo seu guarda-redes Lando. 

O Interclube tentou resolver o problema logo naquele período de jogo, mas, tendo em conta o fraco poder de finalização, viu o seu objectivo gorado, pois, não conseguia traduzir a supremacia no condimento mais importante de um jogo: o golo. Enquanto isso, a Académica do Soyo suportou o sufoco a que foi imposto pelo seu adversário, não se deixando intimidar pela bravura dos “polícias”. Foi respondendo na medida do possível às incursões do Interclube até que se chegou ao intervalo sem o registo de nenhuma mexida.

Na ânsia de mudar o rumo dos acontecimentos, o técnico Álvaro Magalhães mexeu no seu xadrez logo no reinício, pondo em campo Manucho Barros e Alex, deixando de fora Minguito e Messi. As duas unidades introduzidas tentaram dar nova dinâmica ao conjunto do Interclube, mas neste momento a Académica do Soyo despertou e passou a controlar a partida durante algum tempo. Para tentar estabelecer o equilíbrio, Agostinho Tramagal respondeu na mesma moeda, fazendo as trocas que achou conveniente. A partir desse instante, a formação vinda da vila do Soyo passou paulatinamente a tomar conta do desafio, provocando alguns dissabores ao Interclube, apesar de continuar a ausência do golo.

 A supremacia dos estudantes do Soyo tornou-se mais evidente ainda nos derradeiros minutos da partida, altura em que o meio-campo do Interclube deixou de carburar, dando espaço de manobra suficiente para os jogadores do conjunto da vila do Soyo. O realce deste período de jogo é a forma como Txicuma (mal) tratava os seus adversários, recorrendo frequentemente àqueles truques característicos de Job, o que o tornou no jogador mais ovacionado da partida até ao seu final.  

Interclube

Álvaro Magalhães

“Queríamos ganhar ” 

“A nossa meta de hoje (ontem) era de ganharmos, fizemos tudo para ganhar e entramos muito bem no jogo, mas não marcamos. Sabe que os jogos se ganham marcando, e quando assim não acontece, não há vitórias. O adversário também entrou muitíssimo bem, porque, tal como nós, também queria ganhar. O futebol é isso mesmo, quando não se marca paga-se caro o fardo dos falhanços. Acho que os meus jogadores entraram na parte final apossados de algum nervosismo e pronto. Vamos continuar a trabalhar”.

Ac. do Soyo

Agostinho Tramagal

“Nosso objectivo 
é a permanência” 

“Nós tentámos fazer o possível. A nossa equipa está a ser moldada agora, é uma equipa nova. Parte de um princípio, tentámos ser rigoroso e aconteceu, mas nota-se ainda uma falta de ritmo competitivo, pois, os níveis que temos ainda são muito baixos. Mas rapidamente vamos juntar uma equipa para o Girabola, e é preciso notar que o nosso objectivo não é lutar para o título, mas sim pela permanência”.

Arbitragem exagerada

Paulo Talaya, o juiz que chefiou o trio de arbitragem, teve algum exagero na advertência aos jogadores das duas equipas.
Para tentar assegurar o bom andamento do desafio Paulo Talaya recorreu por oito vezes ao cartão amarelo, o que em nosso entender, pecou por demasia. Aliás, houve algumas ocasiões em que deixou de o utilizar, quando pela periculosidade da falta, devia tê-lo feito. Felizmente, o mesmo não se pode dizer sobre os seus assistentes Tito Capingala e Luís Chio, que tiveram uma actuação à altura do nível do jogo.

Ficha técnica

Estádio: 22 de Junho
Árbitro: Paulo Talaya
Assistentes: Tito Capingala e Luís Chio
Quarto árbitro: Eurico Vicesse
Comissário: Frederico Cachiquengue
Interclube: 0
Académica do Soyo: 0
Interclube: Tsherri; Fissi, Joel, Joãozinho e Pingo; Pathy, Minguito, Nary e Messi; Pedro Henrique e Capuco
Substituições: Manucho Barros e Abel renderam Minguito e Messi (45’), respectivamente, ao passo que 
Pitchú Kongo rendeu Capuco (66’) 
Acção disciplinar: Cartões amarelos a Pingo (05’), Joãozinho (42’), Capuco (55’) e Joel (80’)
Técnico: Álvaro Magalhães
Académica do Soyo: Lando; Buco, Pompon, João e Bembere; Dady, Guigui e Kilombo; Progeto, Txicuma e Vata  
Substituições: Ismael rendeu Vata (61’), Francisco rendeu Bembere (83’) e Nelson entrou para o lugar de Txicuma (94’) 
Acção disciplinar: Cartões amarelos Dady (09’), Bembere (41’), Vata (55’) e Guigui (64’)   
Técnico: Agostinho Tramagal
Ao Intervalo: 0-0 
Resultado Final: 0-0

Sem comentários:

Enviar um comentário