quarta-feira, março 02, 2011

1º de Maio e Académica vão desfilar com cofres vazios


1º de Maio e Académica vão desfilar com cofres vazios

Júlio Gaiano,em Benguela - Hoje

Clubes de Benguela clamam por apoio do Governo local
Fotografia: Jornal dos Desportos
 As formações benguelenses, a escassas horas da abertura da época futebolística nacional, ultimam os trabalhos de casa desenvolvidos ao longo da pré-temporada, ante a expectativa dos aficionados da bola.Estes divergem em relação à campanha das equipas locais, que clamam pela falta de dinheiro para realizarem uma época auspiciosa no Girabola.


A Académica Petróleos Clube do Lobito abriu as suas oficinas a 10 de Janeiro, perspectivando o Girabola 2011, enquanto o Estrela Clube 1º de Maio de Benguela fê-lo uma semana mais tarde, ou seja, a 18 do mesmo mês, depois de dois adiamentos, por razões técnicas, evocadas pelos responsáveis afectos ao clube proletário. As duas equipas desceram de divisão, em 2009, por presumíveis problemas administrativos e financeiros, que afectaram a tesouraria das respectivas agremiações desportivas. 



O Governo provincial e a classe empresarial, chamados a intervir, manifestaram-se, na altura, incapazes de solucionar a crise que se fazia sentir nos referidos clubes, que viram as suas equipas principais despromovidas para o escalão inferior do futebol nacional.Foi um momento ímpar que entristeceu o futebol benguelense, que durante uma temporada desportiva, isto é, em 2010, esteve ausente do convívio da maior prova do futebol nacional.



Facto inédito, que ficou gravado na história do futebol local, tudo por culpa da fraca visão estratégica que tomou conta dos responsáveis afectos à modalidade na província, que em momento crucial de decisão, deixaram-se levar pela euforia da realização da Taça das Nações Orange-Angola 2010, chegando ao ponto de “sacrificar” os clubes locais, que se viram forçados a realizar as suas partidas na condição de anfitriões, durante toda a primeira volta do campeonato, fora do seu estádio.



“Vamos reabilitar os campos e em função das dimensões das obras que se vão realizar nos estádios seleccionados, acordou-se que os clubes tinham de deixar a província e indicar uma outra que possua campo relvado, para realizarem os seus jogos; parte das despesas seriam suportadas pelo Governo provincial (…)”, garantias dadas pelo director dos Desportos de Benguela, Pedro Garcia, que não foram cumpridas na totalidade. Isto obrigou a direcção de um dos clubes buscar opções para alimentar os seus atletas, que na cidade planáltica do Huambo se viram reduzidos à condição de mendigos. 



Cepticismo ensombra adeptos benguelenses



Os representantes benguelenses no Girabola clamam por apoio do Governo provincial. Os aficionados dos dois clubes estão cépticos quanto à manutenção dos representantes locais no Girabola, caso o Governo da província não ajude os dois inquilinos na prova. 
É o grito de socorro que se começa a ensaiar no seio dos adeptos que procuram, a todo o custo, estancar o “mal” que ameaça afundar os intentos do futebol local. 



Por aquilo que apresentaram nos jogos de ensaio com as equipas que em terras das acácias rubras realizaram os respectivos estágios, apenas o 1º de Maio de Benguela está em condições de se apresentar de forma condigna no jogo de estreia. Das sete partidas realizadas, os proletários venceram três, empataram três e perderam apenas uma.



Na Académica do Lobito, a safra foi muito mais baixa, a julgar pelos resultados alcançados. Dos seis confrontos de controlo realizados, apenas venceu e empatou um, averbando quatro derrotas, o que deixa antever uma campanha sofrível na prova que arranca já no dia 11 do corrente mês. Lembrar que na jornada inaugural do Girabola’2011, a Académica do Lobito recebe no estádio do Buraco o Kabuscorp Sport Clube do Palanca (Luanda), enquanto o 1º de Maio de Benguela desloca-se ao Dundo para defrontar o Sagrada Esperança da Lunda-Norte.JG



Apresentação acontece 
esta semana 

As direcções da Académica do Lobito e do 1º de Maio de Benguela agendaram para esta semana a apresentação ao público dos respectivos plantéis para a época futebolística que se avizinha, apurou o Jornal dos Desportos de fontes próximas das direcções dos dois clubes. O Estrela Clube 1º de Maio de Benguela apresenta nesta quinta-feira o plantel quando defrontar, a partir das 18 horas, a formação do Recreativo da Caála. 



A cerimónia, que conta com a presença de sócios, adeptos e apoiantes do futebol benguelense, tem lugar no estádio Municipal Edelfrides da Costa “Miau”. No próximo domingo, é a vez da Académica Petróleos Clube do Lobito diante do Recreativo do Libolo, um adversário ao nível da cerimónia que os lobitangas pretendem proporcionar à sua massa associativa. 



Para a temporada que foi aberta ontem, com a disputa da primeira-mão da Supertaça, o objectivo traçado pelas direcções dos clubes benguelenses passa pela permanência no Girabola’2011 e realizarem uma campanha auspiciosa na Taça de Angola. De resto, o que vier por acréscimo nas duas competições é encarado como lucro.


Sem comentários:

Enviar um comentário