Agostinho Tramagal: Especialíssimo
Treinador de futebol do Académica do Lobito em fim de contrato
Por:
joao Pintar da Silva 28-11-2010
INDEPENDENTES DO TOMBWA
Campeão aos 27 anos de idade,
Pouco mais de uma hora depois de ter acabado de subir de divisão com a Académica do Lobito, Agostinho Tramagal entrou na sala de imprensa para dizer aos jornalistas que “o trabalho aqui está feito. É mais provável que parta do que permaneça.
Angolano, nascido há 45 anos na cidade da Gabela, província do Kuanza Sul. Ambição, trabalho, rigor, são as características que lhe apontam, mesmo os inimigos, que lhe reconhecem uma enorme capacidade para atingir os seus objectivos. Ja meteu 4 equipas na 1º divisão Angolana ( Independentes do Tombwa, Sonangol do Namibe, Chicooil do Kuando Kubango e Académica do Lobito) Em 20 anos já treinou 12 equipas Angolanas, ( Nacional de Benguela, Sporting de Benguela, 1º de Maio de Benguela, Académica do Lobito, Independentes do Tombwa, Sonangol do Namibe, Chicoil do Kuando Kubango, Petro do Huambo, Sagrada Esperança da Lunda Norte, Académica do Soyo, Desportivo da Huila, Benfica de Luanda ).
Preparou o trajecto das suas equipas e não falhou nos momentos decisivos. Entre o tudo e o nada, tal como normalmente acontece na sua carreira, conseguiu quatro títulos na segunda divisão. “Ele só pensa em futebol. Não vou dizer 24 horas por dia, mas 14 horas seguramente. Ele come futebol e é por isso que está onde está. E também porque é um predestinado. Ou se ama ou se odeia”, confirma Enoque, que foi seu jogador no Sporting de Benguela, Independentes do Tombwa e Chicoil do Kuando Kubango.
O sucesso mede--se por títulos, É uma figura incontornável.
Na base do seu sucesso estão os conhecimentos que tem deste desporto. E a forma como prepara as suas equipas.
Mas é no dia do jogo que mostra todas as suas capacidades. Consegue mudar os jogos ao intervalo e, mesmo aqueles que não gostam de si, reconhecem que raramente erra nas substituições que faz.
A forma como se comporta no banco transmite energia para o campo e moraliza as suas equipas. Mas também irrita os adversários. Provoca os treinadores contrários, comemora golos de joelhos no chão, interage com o público e, no fim, acaba por ganhar.
1º Titulo com Independentes do Tombwa em 1993
Agostinho Tramagal, Avelino Jaburo, Jonas, Júlio, Sambo, Julião Cutonda, Buyo, Tostão,Lopes, Altino Ananás Dinis II,Agostinho, Tony do Yoya, Minhas,Rubem, Esquerdinho e Enoque |
2º Titulo com a Atlético do Namibe em 1996
Agostinho Tramagal, João Guerra, Malangam, Gugas, Sambo, Jorginho, Ima Panzo, Mateus,Abel, Lito, Yano,R.T Zeca, Minhas, Cangato, Chiby,Belinho, Maria,Sousa,Zé Pereira, Tony do Yoya, Jon Clode |
3º Titulo com o Chicoil do Kuando Kubango em 1997
Ito,Enoque,Armindo, Carioca,Fino,Marcos, Rico,Rufino Sure,Costinha, Agostinho Tramagal, Zanguito Manuel, Micha, Beto, Sousa,Mama,Kito, Inácio, Adi, |
4º Titulo com o Académica do Lobito em 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário