sábado, novembro 27, 2010

Académica quer domar Domant de Bula Atumba

Júlio Gaiano,no Lobito - Hoje


Académica e Domant disputam hoje o último passe de acesso ao Girabola
Fotografia: Jornal dos Desportos
Académica do Lobito e Domant FC de Bula Atumba, defrontam-se hoje, no estádio do Buraco, localizado no bairro Santa Cruz, arredores do centro urbano da cidade do Lobito, a segunda e última partida da Liguilha, que vai apurar a terceira equipa ascender ao Girabola’2011. O jogo está a ser aguardado com grande expectativa. A Académica do Lobito quer domar o Domant e regressar ao Girabola. Do lado oposto, está uma equipa com ambições de fazer história no futebol nacional, isto é, ser a primeira formação do Bengo a disputar a maior prova futebolística nacional.


De resto, tudo indica que o reabilitado estádio do Buraco vai ser pequeno para albergar os adeptos dos intervenientes, que prometem acorrer o local para assistir e festejarem a ascensão da sua equipa ao próximo campeonato nacional. Depois do empate no primeiro jogo, realizado no passado domingo, em Caxito, marcado por fortes contestações por parte dos adeptos e dirigentes do Bengo, alegando mau trabalho da equipa de arbitragem, que terá prejudicado a equipa, a formação das terras do Jacaré Bangão promete inverter o quadro em casa do adversário. Ousadia de mais ou não, a verdade é que este desafio está lançado e promete grandes emoções.



Contudo, para os estudantes do Lobito, o jogo da primeira-mão, foi digerido há muito e as atenções estão viradas apenas para o despique de mais logo, às 15H30, no estádio do Buraco. Durante a semana, a equipa técnica liderada pelo professor José Alberto Agostinho “Tramagal” trabalhou muito nos aspectos da finalização e da defesa. O sector intermédio mereceu também atenção cuidada do técnico da Académica do Lobito, que acredita num bom resultado, já que tem a seu favor o factor “casa”, aliado à teórica superioridade da sua equipa em comparação com o adversário.



O técnico Manuel de Carvalho do Domant FC manifestou, igualmente, a intenção de vencer o jogo e qualificar a primeira equipa do Bengo para o Girabola. Os dados estão lançados e a terceira equipa a ascender de categoria pode ser encontrada logo mais.Com uma baixa confirmada no plantel – Zezinho fica de fora a cumprir castigo federativo, o professor José Agostinho “Tramagal” pode escalar para o jogo diante do Domant FC de Bula Atumba do Bengo o seguinte “onze”: Feliciano; Zico, Cesarito, Guy e Cristiano; Benjamim Cigarro, Kilombo, Sassoma e Malony e Yano .



Tramagal reconhece valor do adversário  



Agostinho Tramagal, técnico da Académica do Lobito, reconhece que vai defrontar uma equipa difícil, que está apostada em surpreender, mas reafirma que perder em casa não está nos seus planos. “Vamos defrontar uma equipa forte e aguerrida e que entrará em campo para dificultar a tarefa da nossa equipa. Aliás, dizem eles, que vêm ao Lobito ganhar e confirmar a supremacia. Por isso, cabe-nos contrariar esse propósito, já que temos tudo a nosso favor, ou seja, o campo, o público e o ambiente em si”, destacou. 
Tramagal sublinhou que a sua equipa vai transpor este obstáculo. “Agora e por aquilo que desenvolvemos ao longo da semana, tudo aponta que, com maior ou menor dificuldade, a vitória sorrirá do nosso lado”, precisou o técnico. 



Na verdade, advinha-se uma partida difícil e complicada para as duas equipas proibidas de falhar. Assim sendo, o apoio dos adeptos, que prometem lotar o estádio, com a capacidade de cerca de 10 mil pessoas sentadas, pode ser fundamental para o desfecho do jogo.
O Domant FC foi o segundo classificado da Série A, que teve como vencedor o Progresso do Sambizanga, enquanto a Académica ficou atrás do 1º de Maio de Benguela, na Série B.

Sem comentários:

Enviar um comentário