domingo, outubro 03, 2010

Renard diz adeus aos Palancas

02 de Outubro, 2010
Técnico francês deixa comando técnico dos Palancas cinco meses depois
Fotografia: Jornal dos Desportos
Hervé Renard, não é mais o seleccionador nacional. O técnico francês em carta dirigia a direcção da FAF, anunciou a rescisão do contrato que o ligava ao órgão máximo do futebol nacional até 2012, alegando falta de cumprimento contratual. Justino Fernandes, disse em conferência de imprensa, que a instituição que lidera recebeu o anúncio de rescisão contratual de Renard e seus adjuntos sem causa prévia e que o angolano Zeca Amaral passa de coadjutor para principal.

Sem pormenorizar de que incumprimento se referia, o responsável federativo afirmou que decorre já a tramitação jurídica para avaliação das questões contratuais que ligavam as partes por dois anos. O presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), reconheceu ter havido incumprimentos relativamente às exigências do ex-seleccionador Hervé Renard, mas negou que constituíssem motivos para o pedido de rescisão unilateral apresentado pelo francês e seus adjuntos.

Em conferência de imprensa, realizada ontem em Luanda, explicou que o técnico fora dispensado durante dez dias, com regresso previsto para 29 de Setembro, e que a FAF foi surpreendida com a decisão em véspera do jogo (9 de Outubro) contra a Guiné Bissau, para a segunda jornada do grupo 10 das eliminatórias de apuramento ao CAN2012. Ao longo da semana vários órgãos de comunicação social do país divulgaram matérias sobre o possível pedido de demissão do ex-seleccionador que qualificou Angola para o CHAN2011, alegadamente por incumprimento contratual.

Renard, segundo os mesmos órgãos, reclamou salários em atraso, melhores condições e visto de trabalho. Justino Fernandes reconheceu que a FAF devia ao técnico três meses de mensalidade e dois aos seus adjuntos, esclarecendo que hoje mesmo recebeu confirmação do Banco Nacional de Angola que os montantes foram domiciliados nas respectivas contas bancárias. 

Quanto às condições laborais, preferiu ater-se ao facto de algumas vezes Hervé Renard ter afirmado que havia encontrado no país as melhores possíveis no universo africano, acrescentando que a reclamação de falta de visto de trabalho “é um falso problema”. “Tentamos proporcionar ao técnico o máximo de condições de trabalho e por diversas vezes manifestou-se satisfeito. Portanto, estamos surpreendidos com os acontecimentos”, reiterou.


José Dinis pode
substituir técnico francês
 

Informações postas a circular em alguns círculos desportivos do país, no entanto, dão já conta da provável indicação de José Dinis, treinador do ASA, como substituto de Hervé Renard á frente do comando técnico dos Palancas. Embora a nossa fonte não confirme e muito menos desmente a veracidade da informação, o nosso jornal soube igualmente que o actual responsável técnico dos aviadores terá já mantido contactos preliminares com a direcção da Federação. 

E como um mal não vem só, a provável saída de Hervé Renard da selecção de honras arrastará consigo também o actual seleccionador dos sub-20, Bonadei, que se encontra igualmente em França. O também treinador francês, que sob colaboração do angolano Miller Gomes coordena o departamento das selecções jovens da FAF, já manifestou por diversas vezes o seu descontentamento pela falta de condições de trabalho nos escalões de jovens. A ausência de campos para treinar ou de um centro de treinamento para as selecções acabou por constituir o grande empecilho para a quebra das relações. 

Recorde-se, no entanto, que Hervé Renard havia deixado claro, numa recente entrevista ao nosso jornal, estar agastado com a forma pouco profissional como a direcção da Federação encara os problemas do futebol. Na ocasião, o técnico francês chegou mesmo a alegar haver desorganização na FAF e disse não estar preocupado em abandonar o cargo, se fosse necessário

Sem comentários:

Enviar um comentário