domingo, outubro 03, 2010


Jorge Mário Fernandes admite "manobras" entre clubes e árbitros


jorge_fernandes

O presidente do Conselho Central de Árbitros de Futebol de Angola (CCAFA), Jorge Mário Fernandes, admitiu haver envolvimento dos dirigentes dos clubes no mau trabalho dos juízes durante os jogos oficiais da presente época.


Em entrevista hoje à Rádio 5 para abordagem do comportamento "menos digno" de árbitros nos campeonatos nacionais de futebol da primeira e segundas divisões, assegurou que, além do prémio de jogo pago pelos clubes, há responsáveis que entram com mais promessas na tentativa de conseguir vitória das suas equipas.

"Neste caso, tem faltado coragem dos juízes denunciarem certos dirigentes. Assim como dos mesmos responsáveis quando um árbitro tenta pedir alguns valores monetários ou outros artigos para o seu benefício. Mas são estes dirigentes ou seus treinadores que aparecem à imprensa manifestar descontentamentos, que têm sido prejudicados" - explicou.

Além disso, acrescentou que nem sempre todos resultados têm tido influência dos árbitros, mas sim das insuficiências de orientação dos próprios técnicos das equipas no escalonamento dos futebolistas no campo.

"Quando uma determinada equipa sai vitoriosa, os discursos são sempre favoráveis. Mas quando se perde, a culpa é sempre de quem tem o apito na boca" - desabafou.

Nas últimas jornadas, sobretudo no Inter-1º de Agosto, o treinador da formação da "polícia" Álvaro Magalhães atribuiu a derrota de 0-1 ao juiz Figueiredo da Costa, por não ter assinalado grande penalidade para a sua equipa, mesma linguagem utilizada por Sérginho (adjunto do português José Dinis), no Atlético Sport Aviação (ASA) no desaire também (0-1) no terreno do Desportivo da Huíla, dirigido por João Goma (Luanda).

Na 22ª ronda, o técnico do 1º de Agosto, Ljubinko Drulovic também criticou o trabalho do árbitro internacional Hélder Martins, por ter expulsado o "capitão" da sua formação Kaly, por acumulação de amarelos, apesar da vitória sobre o Recreativo da Caála do Huambo.

Na segunda divisão nacional (torneio de apuramento), o presidente do Clube Desportivo Norberto de Castro, do município de Viana, Luanda, também acusou que a arbitragem tem sido subornada com valores extras, além do prémio a que têm direito.

De acordo com Norberto de Castro, o seu descontentamento surge na sequência da derrota ante o Domant FC do Bengo (0-1), em Caxito, para ronda inaugural do grupo A do torneio de apuramento ao Girabola 2011.


O Conselho Central tem estado a penalizar árbitros, retirando-os e ficando sem nomeações quando cometem erros graves susceptíveis de influenciar os resultados finais
.

Sem comentários:

Enviar um comentário