quarta-feira, outubro 06, 2010

Petro do Huambo extingue equipa sénior de futebol


Direcção do Petro do Huambo extingue equipa sénior.
Fotografia: Jornal dos Desportos
A direcção do Petro do Huambo anunciou sábado, em assembleia extraordinária, a extinção, por três épocas, da equipa sénior masculina de futebol, que competiu em 2009 no torneio de apuramento à primeira divisão. Segundo o vice-presidente executivo do clube, José Mulusi Abraão, a decisão visa reorganizar o clube, quer na vertente administrativa, quer financeira, e permitir que durante este período de ausência na alta competição seja formado um plantel de atletas locais, identificados com a história dos "alvi-negros".

Esclareceu que a mesma, embora não tenha sido do agrado da direcção e dos sócios, resulta de uma concertação entre o Petro do Huambo e a petrolífera BP Angola (patrocinadora oficial), visando a criação de condições indispensáveis que vão tornar o clube numa referência no país, a médio ou a longo prazo. O antigo atleta Petro do Huambo considera difícil a situação que o clube vive actualmente, mas está optimista num retorno em grande na alta competição.

José Mulusi afirmou que o clube nunca passou por uma situação idêntica. "Entendemos ser importante pararmos um pouco para reflectirmos sobre o nosso futuro, em consequência das muitas dificuldades que temos vivido nas últimas épocas", lamentou, tendo explicado que a decisão não foi tomada pelo facto de a equipa ter falhado o regresso ao Girabola.
Doravante, anunciou, o clube vai dar maior atenção às camadas de formação, reabilitação das suas infra-estruturas sociais, criação de fontes alternativas de receitas, construção de um estádio de futebol e ressurgimento de outras modalidades, como basquetebol, andebol, xadrez, hóquei, ténis e atletismo.

Fundado a 05 de Janeiro de 1980, na sequência da fusão entre as equipas locais do Atlético de Nova Lisboa e o Desportivo Sonangol, o Petro do Huambo, que em 2004 participou numa competição africana, teve como melhor classificação o 3º lugar obtido em 1984, 1988, 2002 e 2003, além de ter sido finalista vencido da 1ª edição da taça de Angola, em 1982.
Em trinta anos de existência, disputou a II divisão em três ocasiões diferentes (1982, 2006 e 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário