terça-feira, maio 03, 2011

Rescisões no Girabola2011 permite questionar validade de contratações

03-05-2011 14:57
Futebol
Rescisões no Girabola2011 permite questionar validade de contratações 

Angop
Rogério Silva, ex-presidente do COA
Rogério Silva, ex-presidente do COA

Luanda - As quatros rescisões contratuais registadas no Girabola2011 há sete jornadas do seu início permite questionar a validade das contratações feitas pelas direcções dos clubes em causa, fazendo crer que as decisões terão sido pouco ponderadas, afirmou hoje à Angop o presidente da Academia Olímpica, Rogério Silva.

Nos últimos dias registou-se no campeonato nacional de futebol o rompimento do vínculo laboral entre os técnicos portugueses Álvaro Magalhães e o Interclube, Victor Manuel (Recreativo da Caála), o sérvio Drulovic (1º de Agosto) e o angolano David Dias (Santos FC).
 
Em reacção, o dirigente olímpico afirmou não ser normal registar-se tantas rescisões de contrato no mundo do desporto, do futebol em particular, em tão pouco tempo, acrescentando que o facto pode estar associado à estrutura organizativa dos clubes.

Referiu que o futebol angolano tem sido fértil em termos de contratações de técnicos no mercado secundário, seja na Europa ou em outra parte do mundo, facto que também associa aos rompimentos laborais sucessivos na maior prova do futebol no país.

Não sendo, entretanto, inédito, Rogério Silva adiantou que a vida de um técnico, no caso, de futebol, está associada aos resultados desportivos e geralmente é preferível demiti-lo que mexer na estrutura da agremiação ou do plantel quando as vitórias não surgem.

Referiu ser notório, sobretudo no futebol nacional, determinado clube elevar as expectativas quanto ao rendimento da equipa no campeonato para um plantel com fracas garantias, muitas vezes sem avaliação global das suas reais capacidades, assim como as dos adversários.
 
Quanto à vantagem e desvantagem da troca de treinador face a maus resultados, o antigo presidente do Comité Olímpico Angolano (COA) disse que para o atleta pode representar força anímica ser treinado por outro técnico “supostamente” mais capaz na óptica do seu clube, mas também uma preocupação na perspectiva de que pode não merecer a confiança na nova equipa técnica.
 
Já para o treinador afastado, de acordo com a fonte, representa em primeiro lugar mau indicador para a sua carreira, além das consequências psicológicas que podem surgir fundamentalmente quando se trata de afastamentos consecutivos.
 
Disse que apesar de se ter em conta que cada treinador é preparado para situações do género, trata-se de um ser humano sujeito a sentimentos, por exemplo de insegurança tendo em conta o futuro.
   
O Girabola2011 é liderado pelo Recreativo do Libolo com 16 pontos, seguido pelo Petro de Luanda e Kabuscorp do Palanca, ambos com 12. O Santos FC é o último da classificação com 4 pontos

Sem comentários:

Enviar um comentário