terça-feira, setembro 27, 2011


Académica derrota confrade do Lobito

Jaquelino Figueiredo | Soyo - 25 de Setembro, 2011
Duelo entre estudantes terminou com a vitória dos afintriões
Fotografia: Jornal dos Desportos
Num jogo apático e pobre em termos técnicos, a Académica do Soyo derrotou ontem no campo dos Embondeiros a sua congénere do Lobito, por duas bolas a uma, um resultado que catapulta os estudantes da Vila do Kwanda para uma posição algo tranquila. 

Os anfitriões iniciaram a partida a pressionarem o último reduto dos lobitangas que nada fizeram ao longo dos primeiros 45 minutos de jogo. Não foi por acaso que, aos 10 minutos, o conjunto comandado pelo técnico Agostinho Tramagal desperdiçava a primeira oportunidade de golo por intermédio do Avelino. Volvidos quatro minutos, João, após receber um cruzamento do seu colega, com a baliza aberta, cabeceou ao lado. 

A passagem do minuto 18, na sequência de um canto, o atacante do Académica do Soyo Beto inaugurou o marcador, após uma disputa de bola na pequena área. A Académica do Lobito, a cumprir apenas formalidade no campeonato, não conseguia reencontrar-se, enquanto o adversário aproveitava a apatia dos visitantes.  Até ao intervalo, mesmo com o péssimo futebol, foi a Académica do Soyo que dominava a partida e procurava o segundo golo. Mas o sector ofensivo demonstrou, mais uma vez, a falta de atitude nos momentos decisivos, com os atacantes a serem bastante perdulários. 

No reatamento, com as mudanças efectuadas pelo técnico dos estudantes do Lobito, o conjunto da cidade portuária tentou sacudir a água do capote, mas continuava a evidenciar um futebol de “bairro”, sem entrosamento. Na única oportunidade de golo criada pela equipa orientada por César Kaná, os lobitangas aproveitaram a falha do capitão da Académica do Soyo, Pompom, que travou a bola com a mão na grande área. Marximina Bernardo não hesitou e assinalou castigo máximo. 

Na cobrança, igualou a partida aos 64 minutos. Estava assim relançado o jogo entre os dois conjuntos, mas foi o Soyo que mais se evidenciou. Aos 66’ Lamy selou o resultado em 2-1. Com o resultado a seu favor, os anfitriões apresentaram-se mais empolgados nos minutos finais, mas os atacantes desbaratavam oportunidades. A equipa de arbitragem, comandada por Marximina Bernardo, efectuou um excelente trabalho ao longo dos 90’, pelo que não teve influência no resultado.

Opinião dos Técnicos
César Caná | Académica
“Adversário foi superior”


“ A minha equipa não esteve bem, cometeu alguns erros que foram fatais para o desfecho da partida. A apatia demonstrada foi penalizada com mais uma derrota. Vamos continuar a trabalhar a pensar já na próxima época, porque esta é apenas para cumprirmos formalidades e procurarmos honrar o nome do nosso clube na competição”.

Agostinho Tramagal | A.do Soyo
“Uma vitória importante”


“Esta vitória teve um sabor especial, uma vez que muita coisa estava em jogo para a minha equipa. Apesar de vencermos a partida, o sector ofensivo continua a pecar e na finalização ainda não temos sido eficientes. O importante é os três pontos, foi o que projectamos durante os treinos. Ao marcarmos dois golos pela primeira vez em casa, demonstrámos que os atletas estão confiantes na permanência no escalão maior do futebol nacional”.

Ficha Técnica
Campo: Embondeiros 
Árbitro: Marximina Bernardo 
Assistentes: Luís Mateus e Victor Paulino 
4º Árbitro; Domingos Mbemberé 
Comissão: Dantas Cardoso 
Académica do Soyo: 2 Beto (18’) 
Lamy (66’) 
Académica do Lobito: 1 
Edimilson ( 64’)

Académica do Soyo: (1X4X4X2): Lando, Sidney, Pompon (Cap.), João, Buco, Dady, Lamy, Nelson, Avelino, Projecto e Beto. 
Substituições: Ismael por Avelino (55’), Beto por Kilombo (56´) e Guigui por Dady (70’) 
Acção Disciplinar: Cartões amarelos: Sidney (34’), Pompom (64’) 
Técnico: Agostinho Tramagal

Académica do Lobito: (1X4X4X2): Feliciano, Nilton, Henrique, Valdez, Calei, Jerónimo, Dodó, Dada, Vieti, Yano e Dory. 
Substituições: Edilson por Dada (32’), Tombova por Yano (45’) e Mingo por Vieti (81’) 
Acção disciplinar: Cartões amarelos: Dory (36’) e Caley (44’) 
Técnico: César Kaná 
Ao intervalo: 1-0 
Positivo do jogo: A presença do público 
Negativo: Péssimo futebol

Sem comentários:

Enviar um comentário