domingo, março 25, 2012

Soyo cilindra Sporting

Joaquim Suami|Cabinda - Hoje

A Académica do Soyo acordou ontem e conseguiu a primeira vitória

Fotografia: Jornal dos Desportos

Bons ventos parecem estar a soprar em direcção à formação da Académica do Soyo, que goleou ontem, nesta cidade, no estádio do Chiazi, o Sporting de Cabinda, por 3-0, em desafio pontuável para a quarta jornada do Girabola. Os golos dos estudantes da vila petrolífera do Soyo foram apontados por Tuabi, Lami e Dadi, aos 16, 59 e 74 minutos, num grande revés para os leões cabindenses, que continuam sem norte neste Girabola, disputadas que estão quatro jornadas. Com esta vitória, a Académica do Soyo somou a sua primeira vitória no Girabola, depois de três derrotas consecutivas, com o FC de Maquis, na primeira jornada, por 2-0, com Recreativo do Libolo por 3-0 e com Santos FC por 2-0.

Na primeira parte, o Sporting de Cabinda entrou a pressionar o último reduto da Académica do Soyo e aos 2 minutos, os leões do norte falharam uma oportunidade para inaugurar o marcador. Fruto da ascendência de produtividade, o Sporting de Cabinda organizou-se e avançou para o ataque, mas a equipa da vila petrolífera do Soyo não se inibiu, criando algumas dificuldades ao sector defensivo do Sporting. Fruto do empenho demonstrado e da sua melhor organização de jogo, a Académica do Soyo adiantou-se no marcador aos 16 minutos por intermédio do avançado Tuabi que, numa falha do guarda-redes Zamba, rematou para o fundo das redes da baliza do Sporting de Cabinda.

Após o golo, os pupilos do técnico Agostinho Tramagal galvanizaram-se ainda mais, incomodando o sector defensivo da formação de casa. O meio-campo do Sporting de Cabinda desorganizou-se por completo, o que permitia aos estudantes da vila do Soyo ganharem protagonismo na partida. O avançado Tuabi falhou uma oportunidade para ampliar o marcador aos 22 minutos. No declinar da primeira parte e após um período de controlo total do jogo pela Académica do Soyo, o Sporting de Cabinda acordou e organizou-se no meio-campo. Criou algumas situações de perigo, mas sem êxito.

Na etapa complementar, esperava-se uma postura diferente do Sporting de Cabinda para mudar o rumo dos acontecimentos, mas foi a formação da Académica do Soyo que melhor entrou, dando outra dinâmica ao jogo, tendo criado perigos de golos nos minutos iniciais. O Sporting não adormeceu no desafio, mas desperdiçou várias oportunidades de golo. E, como diz o velho ditado, quem não marca sofre. Os leões do norte falharam muito e a Académica do Soyo ampliou o marcador aos 59 minutos por intermédio do médio Lami, num belo passe do avançado Tuabi. Após o golo de Lami, os estudantes da vila do Soyo organizaram-se em todos os sectores e uma falha de passe dos leões do norte no meio-campo permitiu ao médio Dady fazer o 3-0, aos 74 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário