sexta-feira, setembro 10, 2010

Origem do treinador de futebol


AGOSTINHO TRAMAGAL

Origem do treinador de futebol
Nos primeiros momentos da história do futebol pouco ouvíamos falar de treinadores e sua importância era pouco notada nos desempenhos das equipas. Com o passar dos anos o futebol se tornou mais competitivo e a demanda física aumentou consideravelmente , assim sendo era necessário a busca de pessoas que pudessem ministrar treinamentos físicos aos jogadores .
Os militares eram os que mais praticavam e estudavam as atividades físicas . Com isso os instrutores militares , principalmente oficiais , passaram a ocupar o lugar de treinadores . Alguns exercícios introduzidos nessa época perduram até hoje e podem ser observados nos exercícios dos aquecimentos.


O futebol se tornou o maior desporto mundial e algumas gerações de jogadores foram obrigadas a parar de jogar pela idade e pela própria necessidade física do jogo. Sendo assim alguns desses ex-jogadores passaram a assumir o papel de treinadores e se utilizando de sua experiência prática adquirida ao longo da carreira de jogador, fez com que o treinamento de futebol evoluísse . Foram introduzidos os conceitos básicos do treinamento e dos sistemas táticos.

Mas, o futebol se profissionalizou . O que era feito por amor virou profissão . As universidades começaram a capacitar profissionais de Educação Física e posteriormente com pós-graduação em futebol . O nível do treinador melhorou ainda mais e profissionais totalmente preparados começaram a atuar como treinadores . A evolução ficou ainda mais evidente e o estudo de questões físicas , técnicas e táticas se intensificaram ainda mais .




O treinamento de futebol ganhou notoriedade e os estudos gradativamente mostravam que eram muitas as vertentes a atuar no desempenho do atleta de futebol . Outros profissionais , de área médica , humana e social, começaram a assumir cargos dentro do trabalho do atleta e da equipe . As comissões técnicas se tornaram multidisciplinares contribuindo assim com o trabalho do treinador .


Contudo o futebol ganhou notoriedade e a repercussão de resultados se tornou o fator principal em todo o trabalho realizado . Com todo o investimento feito e com os jogos sendo assistidos cada vez por mais pessoas, a figura do treinador antes pouco notada ficou exposta a responsável por todos os resultados da equipe , principalmente os negativos . Qualquer que fosse o resultado negativo o treinador era e ainda é chamado de BURRO.



Hoje vivemos um conflito que se prolonga por algum tempo . Qual seria o perfil ideal para um treinador de futebol profissional em Angola ?

Se observarmos tudo que foi colocado, podemos notar que em todos os momentos tivemos profissionais competentes. Ex-jogadores de futebol como: Amilcar Silva,Tio Serjio,Coco,Chibi, Arnaldo Chaves, Fernando Jordão, Rui Teixeira, Pinto Leite, Pedro Garcia,  Joao Machado,Arlindo Leitao, Zé do Pau, Chico Ventura, Joca Santinho,Carlos Alves, Napoleoa Brandão e tantos outros . Treinadores estudiosos do mais alto nível que conquistaram títulos Nacionais e internacionais e que foram oriundos do Instituto normal de Educação Física de Angola, como Mario Calado, Oliveira gonçalves, etc . Também tivemos profissionais , de todas as origens  que não tiveram êxito e ficaram pelo caminho.


Fica claro que a origem é o que menos importa e sim a competência e a preparação.  Evidente que o futebol hoje requer um nível muito superior do que era antes. Que o BURRO cantado por milhares de pessoas num estádio muitas vezes fala 5 idiomas e tem duas universidades cursadas.
O treinador de futebol hoje é parte de uma empresa que funciona como um todo , tem sua carga de responsabilidade, toma suas decisões mas não tem a capacidade de influenciar sozinho nos resultados de uma equipe de futebol . Ele faz parte de uma engrenagem e quando uma equipa perde os Adptos deveria gritar BURROS, pois o trabalho é de uma equipe.

Há necessidade imediata é melhorar cada vez mais o nível dos treinadores , independente de sua origem para que o trabalho melhore e o futebol também.

Bom, aqui fica a minha opinião! nos podemos! é uma questão de aposta seria na formação, de formadores e técnicos, fora do pais. O estado na qualidade de parceiro, do desenvolvimento do desporto,´deve estabelecer metas e parâmetros,  para que na próxima década o pais tenha condições de ter quadros qualificados e competentes nas a varias árias do treinamento desportivo. A uma toda necessidade de abertura de três níveis para professorados de educação física: institutos Básicos, médios e superiores. Posteriormente pós-graduação. 





Sem comentários:

Enviar um comentário