quarta-feira, agosto 24, 2011


Tramagal afasta mau olhado

Joaquim Figueiredo - 23 de Agosto, 2011
Técnico dos estudantes reconhece que os seus pupilos acertam pouco no ataque
Fotografia: Jornal dos Desportos
O técnico da Académica do Soyo, Agostinho Tramagal, disse ao Jornal dos Desportos que a crise de golos por que está a passar a sua equipa deve-se a um problema psicológico dos avançados ao “acreditarem” que as balizas adversárias estão fechadas.Por esse facto, diz ser necessário fazer um trabalho sério nessa área. “No futebol, não existe o que eles pensam, existe apenas trabalho. Este é a base de todas as vitórias.

Os pontas não marcam. Segundo eles, as balizas estão fechadas, dizem que há algum mal que tem de se limpar, o que não é verdade”, adiantou.“É um problema psicológico deles. Não há nenhum problema nesse aspecto. Nós, profissionais de futebol, não pensamos assim. Fazemos as coisas sempre dentro da ciência desportiva e dentro daquilo que trabalhamos”.

Afirmou que “eles é que estão mal, têm de melhorar um bocadinho mais a concentração, porque todos os dias trabalhamos no aspecto da finalização. Marcam golos nos treinos, mas, infelizmente, nos jogos oficiais, não traduzem aquilo que treinamos. Portanto, o que está mal, nesta altura, é mesmo a falta de concentração. Falta maturidade no ataque”.

Para o técnico, mais pontas-de-lança precisavam-se na equipa, uma vez que ela foi infeliz nas novas aquisições feitas para cobrir o sector de ataque na segunda volta. “Infelizmente, não acertamos nas opções em termos de pontas, mesmo aqueles que entraram na segunda volta, continuam a não ser o que queríamos”, justificou.

Tramagal considera que “em termos de avançados, o país tem muitos problemas e, nós pelo potencial humano que temos, e o futebol que praticamos, se a equipa tivesse um bocadinho mais de sorte na finalização, com o trabalho que fazemos todos os dias nessa componente, se calhar, estaríamos melhor classificados. Mas, pronto, continuamos a trabalhar sempre para melhorar”.

Equipa está bem fisicamente

A equipa está mal no ataque e na concretização, mas Agostinho Tramagal sustenta que está bem no aspecto clínico, por até agora não se confrontar com muitas lesões dos jogadores. Só no capítulo dos automatismos e equilíbrio dentro do campo é que reconhece que também há ainda a necessidade de mais trabalho para não fracassar no Girabola. 

Segundo disse, a equipa técnica está a trabalhar no sentido de manter a forma desportiva alcançada na primeira volta do campeonato, para terminar a competição sem constrangimentos.“Faltam cerca de dois meses para terminar o campeonato e tudo estamos a fazer para manter os níveis de competitividade e melhorar aquilo que achamos que é preciso melhorar ainda na equipa, sobretudo, o aspecto ofensivo. A equipa cria muito e defende-se bem, só que não marca. Então, precisamos é de concretizar isso”, disse.

Vencer fora é possível

No fim do jogo do último fim-de-semana, em que a sua equipa perdeu (1-0) frente ao visitante Sagrada Esperança, Agostinho Tramagal defendeu que também têm potencial para conquistar pontos fora do seu reduto.“Estamos a atravessar uma fase delicada, daquelas em que não conseguimos pontuar, mesmo em casa. Mas temos também potencial para o fazer fora dela”, frisou.“Perdemos e não temos que chorar. Vamos continuar a melhorar o que temos de mal e continuarmos a fazer pontos para garantir a manutenção”, sublinhou o técnico, que reconheceu o mérito do adversário. 

Já na jornada anterior, 21ª, em que a sua equipa perdeu por 1-0, o técnico da equipa da Académica queixara-se da falta de afinação no ataque. “A equipa precisa de continuar a melhorar muito o aspecto ofensivo, porque ela não consegue fazer os golos nas várias oportunidades que se lhe oferecem”, disse na ocasião.Tramagal adiantou nesse momento que jogar só não basta, pois, os “estudantes” do Soyo precisam ainda de melhorar a finalização para continuar a lutar pela permanência no Girabola, o que implica também continuar a trabalhar sempre em conjunto

Brilho do diamante lunda ofusca petróleo do Soyo

Jaquelino Figueiredo, no Soyo - 22 de Agosto, 2011
Diamantíferos conseguiram passar pelos estudantes no fecho da 22ª jornada
Fotografia: Jornal dos Desportos
 O brilho do diamante sobrepôs-se a qualidade do petróleo. Ou seja, o Sagrada Esperança, mesmo jogando fora do seu reduto, teve capacidade para derrotar, ontem, no campo dos Embondeiros, na cidade do Soyo, os estudantes locais, por uma bola sem resposta, golo marcado aos 52 minutos, por Reddy.  

O único golo do desafio surgiu na sequência de uma jogada atacante dos diamantíferos que contaram com erros crassos do conjunto do Soyo, tendo Reddy aproveitado e frente ao guarda-redes Lando, não teve hipóteses de defesa, chutou de forma vitoriosa. Os estudantes que tudo fizeram para igualar a partida, não foram felizes pelo facto dos seus avançados terem sido bastante perdulários nos momentos cruciais da partida.

Aos 13 minutos do jogo, Nelson, da Académica do Soyo, após receber o passe do seu colega Bruno rematou para cima. Os estudantes continuaram a criar oportunidades, mas a sorte não estava com eles. Aos 25´, por exemplo, Guigui rematou forte, porém, a bola passou a escassos centímetros do poste da baliza defendida pelo guardião Afó. Os diamantíferos também não quiseram deixar os seus créditos em mãos alheias, por isso, procuravam insistentemente pelo golo. Aos 35´, Mingo Sanda, num livre directo, fora da grande área, rematou forte com a bola a passar muito próximo da barra transversal da baliza dos estudantes. Dois minutos antes do intervalo, o autor do único golo da partida, Reddy, “avisou” aos estudantes que o tento estava próximo, ao rematar forte à figura de Lando.

NadaO técnico da Académica do Soyo, Agostinho Tramagal, ao constatar o rumo da partida colocou Projecto, Zuma e Ismael em campo. Contudo, as mexidas efectuadas em nada alterou o ritmo do jogo, uma vez que os lundas não descansaram à sombra da bananeira. Numa altura em que os estudantes partiam para o ataque, num erro crasso dos pupilos de Tramagal, Reddy, aos 52´, interceptou a bola, correu em direcção à baliza contrária e rematou sem dar hipóteses de defesa ao guardião da Académica.
Após o golo, os estudantes correram atrás do prejuízo, mas os avançados não mostravam eficácia ante as oportunidades que criavam. 
Aos 73 minutos, projecto, fora da grande área, quase fez o empate, mas o seu forte remate passou muito próximo da baliza do Afó. 

OPINIÃO DOS TÉCNICOS

Agostinho Tramagal |Soyo
“Adversário  venceu bem ”
Agostinho Tramagal, técnico da Académica do Soyo, disse ter sido um resultado justo, ou seja, que a sua equipa perdeu bem, porque o adversário soube aproveitar a oportunidade de golo que surgiu. “O adversário teve uma oportunidade de golo e marcou. Um lance um bocadinho atabalhoado que nós oferecemos. Assim, temos que reconhecer o que está mal, no sentido de melhorarmos e buscar pontos nos próximos jogos. Parabéns ao adversário pelo resultado”.

MARIO CALADO |Sagrada
“Vitória moralizadora”

O técnico-adjunto do Sagrada Esperança, Mario Calado, considerou a vitória como muito boa, uma vez que veio levantar o moral do conjunto que está numa situação complicada na tabela classificativa.“Com esta vitória, moralizadora, a rapaziada, vai enfrentar o próximo jogo com espírito ganhador, uma vez que o nosso objectivo é a permanência”.

>> Boa arbitragem 
A equipa de arbitragem chefiada por João Bastos fez um excelente trabalho. O árbitro mostrou ao longo do jogo que estava à altura do mesmo. O juiz esteve presente em todas situações em que se exigia ordem. Foi muito bem acompanhado pelos seus assistentes.


FICHA TÉCNICA

Académica do Soyo


Sagrada EsperançaReddy(52´)
  
Campo: Embondeiros
Árbitro: João Bastos
Assistentes: Pedro Conombo e Abias Moisés

4º Árbitro: Domingos Mbemberé .
Comissária: Emília Dias 
Académica do Soyo: Lando; Buco, Dady (cap), Bruno e Tachungu; Guigui, Nelson, Bruno e Lamy; Kilombo e Patrick).
Técnico: Agostinho Tramagal 
Substituições: Tachungui por Projecto (45´), Lamy por Zuma (54´) e Buco por Ismael (58´) .  
Acção disciplinar: Cartão amarelo a Nelson (87´) e Guigui (90+2´)

Sagrada Esperança: Afó; Carlos, Mingo Sanda (cap), Saki Amisi e Vilar; Gildo, Abegá, Savane e Nandinho; Reddy e Júnior.
Técnico: Mário Calado 
Substituições: Júnior por Vado (65´) e Nandinho por Fatite (90+1´) 
Acção disciplinar: Cartão amarelo a Reddy (44´) e Júnior (60´) Ao Intervalo: 0-0 

domingo, agosto 21, 2011

Tramagal promete surpresa no Soyo


Tramagal promete surpresa no Soyo

Jaquelino Figueiredo , no Soyo - Hoje
Estudantes fazem contas pela permanência no Girabola
Fotografia: Jornal dos Desportos
 O técnico da Académica do Soyo, Agostinho Tramagal, manifestou ontem ao Jornal dos Desportos, a pretensão de conquistar os três pontos, hoje às 15h30, no Estádio dos Embondeiros, o Sagrada Esperança, em jogo pontuável para a 22ª jornada do Girabola. De acordo com o técnico, os estudantes estão bem em termos clínicos e nos sectores defensivo e meio-campo, por isso, precisam apenas de jogar com eficácia no ataque, para marcar golos que permitam ganhar a partida. 

“Estamos preparados para o confronto com o Sagrada, mas o sector ofensivo é o que me preocupa um pouco, pelo facto de não traduzir em golos a maioria das oportunidades que o conjunto cria, tanto no campo dos Embondeiros, como fora de casa”, disse. Mesmo convencido com a preparação do seu conjunto, Tramagal considera os diamantíferos um adversário complicado, pelo facto de terem já ganho o campeonato e terem um bom treinador, que monta bem a sua equipa em termos ofensivos e conhece o Girabola.

“Acredito que o Sagrada vai trazer-nos alguma complicação, pelo facto de ser uma equipa muito bem orientada, tem um grande técnico e bons atletas, mas nós tudo faremos para pontuar, porque precisamos de garantir já a nossa permanência, que é o nosso objectivo principal”, acrescentou. Dos nove pontos que a Académica do Soyo precisa para garantir a permanência, Tramagal disse que três têm de ser alcançados no jogo de hoje.  

“Este jogo com o Sagrada faz parte dos nossos objectivos, porque não queremos fazer contas no final, tem de ser agora, por isso, esta partida é daquelas que temos de ganhar e vamos lutar para tal, embora não diga que vamos ganhar, mas nós queremos ganhar aqui em nossa casa. Com a ajuda do nosso público, tudo é possível”, acrescentou.

sexta-feira, agosto 19, 2011


Académica do Soyo descarta desistência

António de Brito - 11 de Agosto, 2011
Estudantes disputam Girabola até ao fim
Fotografia: Rogério Tuti
A  Académica do Soyo vai continuar no Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola’2011. O problema financeiro que o clube enfrentou durante quatro meses está solucionado. 
A Sonangol Pesquisa e Produção (empresa patrocinadora) disponibilizou há dias a verba cabimentada à formação da base do Kwanda. O facto foi anunciado ao Jornal de Angola pelo presidente do clube, Manuel Sieta. O dirigente adiantou que “a equipa vai permanecer no escalão principal. Foi reposta a legalidade no clube. Temos as condições criadas. Vamos até ao fim”, anunciou. Ultrapassada a situação financeira, Manuel Sieta diz que os objectivos da equipa no Girabola passam pela manutenção. “Não nos passa pela cabeça outro objectivo senão esse. A Académica tem de continuar na alta-roda do futebol angolano”, disse. 
O dirigente referiu, ainda, que o Estado-Maior do Exército e o governo do Zaire desempenham um papel fundamental para a continuidade da equipa na competição. “Tivemos a colaboração do Estado-Maior General no transporte da equipa e a ajuda do governo da província do Zaire”, frisou. Em relação à prestação da equipa no campeonato, o responsável máximo do grémio do Soyo disse que ela está a realizar uma excelente prova relativamente à temporada passada “Estou satisfeito com o desempenho dos jogadores e da equipa técnica na presente edição do Girabola. Estão a cumprir as orientações dimanadas pela direcção do clube”, declarou o dirigente desportivo. 
Manuel Sieta anunciou que, no próximo ano, a formação é uma das apostas da direcção da Académica. “A formação é a chave de sucesso de qualquer agremiação desportiva. Vamos prestar total atenção ao futebol jovem do clube”, sublinhou, concluindo que “ os clubes só sobrevivem com a formação de novos talentos”.

quinta-feira, agosto 18, 2011

Ronaldinho retorna à canarinha nove meses


AMIGÁVEL PARA GANA PARA 05 DE SETEMBRO

Ronaldinho retorna à canarinha nove meses

  • "Pode ser uma das referências como um líder que precisamos na equipe", argumentou Mano Menezes


18/08/11 - 17:55.
O campeão mundial e duas vezes Melhor Jogador do Mundo Ronaldinho, não viu nos últimos nove meses, a equipa nacional brasileira jersey, foi convocado para o amistoso de 05 de setembro, quando o Brasil enfrentará Gana, em Londres.
O jogador, 31 anos, que está destacando este ano o clube Flamengo e é o artilheiro segundo maior do Campeonato Brasileiro atual, foi a grande novidade no elenco fornecido pelo Mano Menezes.
O ex-Barcelona não agiu por seu país desde o 17 novembro de 2010, quando o Brasil perdeu por 1-0 em um amistoso com a Argentina.
"Ele voltou para tudo o que está passando. Já passou da hora de mostrar que ele se recuperou e está bem", disse Menezes ao justificar sua decisão.
"Ronaldinho se tornou um dos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro, jogou com grande regularidade nesta temporada e se tornou o líder do Flamengo. Pode ser uma das referências como o líder que precisamos na equipe."
O plantel para o jogo contra Gana, é o seguinte:
Goleiros : Julio Cesar (Inter de Milão / ITA), Fabio (Cruzeiro) e Jefferson (Botafogo).
Defensores : Daniel Alves (Barcelona / ESP), Danilo (Santos), Marcelo (Real Madrid / ESP), Adriano (Barcelona / ESP), Lúcio (Inter de Milão / ITA), Thiago Silva (Milan / ITA), David Luiz (Chelsea / ENG), Dede (Basco da Gama).
Médios : Paulo Henrique Ganso (Santos), Lucas (São Paulo) e Fernandinho (Shakhtar / UCR), Lucas Leiva (Liverpool / ENG), Ralf (Corinthians), Luiz Gustavo (Bayern Munich / GER) e Elias (Atlético Madrid / ESP).
Atacantes : Alexandre Pato (Milan / ITA), Robinho (Milão / ITA), Neyman (Santos), Hulk (Porto / POR), Ronaldinho Gaúcho (Flamengo) e Leandro Damião (Internacional).

sábado, agosto 13, 2011

Tramagal confiante na recepção ao D’agosto

Tramagal confiante na recepção ao D’agosto
O técnico principal da Académica do Soyo, Agostinho Tramagal, disse ontem ao Jornal dos Desportos que o facto do 1º de Agosto estar a dois pontos do líder do Girabola, obriga a que a sua equipa redobre os cuidados no jogo de hoje, nos Embondeiros, e encare o mesmo como uma autêntica final. “Um 1º de Agosto que está a recuperar bem os pontos que perdeu ao longo da primeira volta, e nesta altura está a dois pontos do primeiro classificado, certamente que vai encarar esta partida como uma autêntica final e quererá ganhar para continuar a lutar para o título, mas não vamos deixar”, alertou. 

Segundo Agostinho Tramagal, apesar dos militares estarem bastante galvanizados, fruto da vitória da jornada anterior, o seu conjunto está motivado e psicologicamente bem para contrariar ao máximo o favoritismo do adversário no seu reduto, porque também estão proibidos de perder pontos. “Nós trabalhámos ao longo da semana, no sentido de contrariar ao máximo a motivação e o favoritismo do 1º de Agosto, até porque não temos como não encarar também este jogo em nossa casa como mais uma final das seis que vamos disputar em casa”, acrescentou. 

“A vitória é sempre mais importante, embora reconheça o potencial do 1º de Agosto. Trabalhámos a semana toda no sentido de contrariar e ganhar o 1º de Agosto, isto é o que nos interessa”, frisou. Tramagal quer uma equipa muito forte em termos defensivos e segura no ataque, para não ser surpreendida no seu reduto e aproveitar as oportunidades criadas. “Em função do adversário que conhecemos muito bem, vamos tentar ser muito fortes e sairmos seguros para o ataque, porque o 1º Agosto na minha opinião é a equipa mais forte do Girabola. Tem um onze forte, constituído por atletas de referência no futebol nacional e internacional”. 

Pelo facto de jogar em casa, o técnico da Académica do Soyo apela a presença dos adeptos para não serem assombrados em sua casa, uma vez que o 1º de Agosto tem muitos seguidores e aonde vai há sempre uma corrente forte dos seus admiradores, pelo que, fora das quatro linhas, o 12º jogador do Soyo deve puxar a Académica à vitória. Jaquelino Figueiredo | Soyo 

D´Agosto quer quebrar ciclo imbatível do Soyo


D´Agosto quer quebrar ciclo imbatível do Soyo

Betumeleano Ferrão - Hoje
Militares querem reprovar os estudantes do Soyo no estádio dos Embondeiros
Fotografia: Jornal dos Desportos
O Académica do Soyo atingiu o pico da forma desportiva há nove jornadas, como está evidente pelo número de jogos consecutivos sem provar o sabor amargo da derrota. A série imbatível dos estudantes tornou-se no alvo apetecível que o 1º de Agosto ambiciona derrubar esta tarde no Estádio dos Embondeiros, garantiu Ivo Traça, técnico-adjunto dos rubro-negros. A motivação originada pelos bons resultados faz da equipa de Agostinho Tramagal um adversário indesejável para qualquer competidor, mas como é impossível adiar a contenda, como aconteceu na primeira volta, os militares afinaram a pontaria para marcar e ganhar, reafirmou Ivo Traça.

“É fácil prever que vamos enfrentar inúmeras dificuldades, porque vamos jogar contra uma equipa muito moralizada e bem estruturada, e que não perde há muitas jornadas”, enfatizou o técnico-adjunto dos militares, “mas vamos entrar em campo para criar facilidades. É nossa pretensão alinhar uma equipa capaz de satisfazer os interesses de todos os adeptos e o novo elenco do 1º de Agosto, que nos tem dado um apoio muito forte”, disse. A facilidade de que fala Ivo Traça tem a ver com o enorme rigor táctico com que o 1º de Agosto vai abordar a partida durante os 90 minutos. Durante a semana de preparação, o técnico Carlos Manuel conseguiu inculcar com êxito na mente dos atletas o perigo de relaxar em campo.

“Os jogadores têm de estar bastante atentos, ao mesmo tempo em que se vão esforçar para acatar com as orientações do treinador”, afirmou. Em futebol, assim como nos demais desportos, é impossível uma equipa obter aproveitamento 100 por cento nas acções ofensivas. No entanto, Ivo Traça augura que o 1º de Agosto vai ser mais eficaz na hora do remate final, pois há várias jornadas que desperdiça as oportunidades que cria. “Se soubermos aproveitar algumas das várias oportunidades de golo, estaremos mais próximos da vitória”, mostrou-se optimista o adjunto de Carlos Manuel.

“Queremos 
assumir a liderança”

Ivo Traça admite que não é apenas o recorde de jogos sem perder do Académica do Soyo que seduz o 1º de Agosto. Os rubro-negros podem, à condição, chegar ao primeiro ou segundo lugar e isto depende do resultado do Libolo. Para tal basta um triunfo para este desejo se tornar realidade. “Nós já estivemos mais distantes do topo, agora estamos mais próximos, então temos de pensar em encurtar a distância pontual de quem está em frente, e se possível passar para a liderança”, rematou.

A ambição de vencer é grande entre os militares. Ainda assim, eles percebem que precisam de receber uma injecção de motivação dos seus adeptos na Vila do Soyo. Fruto dos bons resultados da equipa, a massa associativa estudantil tem motivos para comparecer em massa aos Embondeiros, mas Ivo Traça espera ver o rubro-negro a reluzir nas bancadas. “Se os nossos também comparecerem, podemos sair do jogo com os três pontos”, vaticinou.

quinta-feira, agosto 11, 2011

Octopus Iker prevê uma vitória para o Barça


HIT NA FINAL DA LIGA TAÇA E JOGAR

Octopus Iker prevê uma vitória para o Barça

  • No caso de não tiver êxito, esta seria sua última previsão


EFE 11/08/11 - 15:27.
O Iker polvo, que vive em um aquário em Benalmadena (Malaga) e nos últimos meses ", previu" o resultado dos jogos entre Barcelona e Real Madrid, foi decidido hoje pela equipe catalã venceu a Supercopa da Espanha a ser realizada nos próximos dias.
Iker optou por o cilindro que foi colocado o escudo da Barca após entrar na organização do Sea Life Aquarium em dois tanques de dois cilindros com os escudos dos dois times com a sua comida favorita, uma sardinha.
Os cefalópodes e bateu o empate do último jogo do campeonato entre Real Madrid e Barça, eo vencedor da Copa del Rey, mas errou nas suas previsões para a Liga dos Campeões.
No caso de não tiver êxito, esta seria sua última previsão, já que as duas faltas que excedam o polvo foi Paulo durante a Copa do Mundo da Alemanha, conforme relatado por porta-vozes para o parque aquático de Málaga