segunda-feira, agosto 23, 2010

Em Angola temos tantos talentos Jovens na ária do treinamento do futebol! o porque de recorrermos ao estrangeirismo quando podemos e temos!


Alberto Cardon, Agostinho Tramagal, Kito Ribeiro, Tando, Albano Cesar, Abilio Amaral, Raul kinanga, Romeu Filemon, Antonio Sayombo. Jovens treinadores formados no Brasil, sub aproveitados!

A importância do treinador no comando de sua equipe! Ser angolano ou estrangeiro, não esta em causa.
O que esta em causa é a falta de uma politica desportiva bem definida, para que o desporto das multi-dons, em Angola, volte a sorrir, como já foi no tempo da velha era.
Angola foi uma potência na então chamada província de Portugal, queiram ou não! Os nossos craques donde vinham! Dos museques! Dos areais! Das dunas! Do asfalto das libatas! Das sanzalas! Do arimbo! Das aldeias!
Claro que você! Não se lembra! Eu era bem puto! Um puto vivaço da silva!!
O branco colono! Claro o colono! Não era burrinhetas nem cabeça de bagre! Perguntem aos manos Arlindo leitão e Manecas como eram os campos dos camutras! Ai no liro, na cabaia, restinga. Caponte, morro da rádio! Etc! Estou a falar do Lobito; os camutras!
O colono Branco! Claro que o bumbo em alguns momentos era capataz! Falo aqui do grande ARA- Associação recreativa do Aboim! Lembram se do Lima mão de aço! Do Chimalanga feiticeiro da bola! Do Sebastião motorista da câmara! O Artur da Cunha o queima bilhas! O Ginguma! O Batata Yasalde do Seles!
Os mam Baias! Bailundos! Lutucuta que classe de defesa! Carnaval! Mascarenhas! Arlindo Leitão goleador! O Manecas Leitão parte braço e penas! Etc.
Os mona mundeles! camundongos! Lembram se dos Burgos, da chivan! Dos museques! O BO! Praia do Bispo! Que tempos do nosso brinca na areia, o nosso arqueado! Sim, o Dinis que jogou nas tugas. E do: Quiferro. Ginguma, o Matateu chuta-chuta! o Alves cabeças ! Inguila! Giovety cá menino, os manos Machados! o Sabino, Mateus César! que belos tempos do torneio cuca ! Dos grandes trumunos! Dos zuatas contra zulas! É Caluanda Mona Mundele!
Os lá de lá! Onde o caminho-de-ferro de Benguela terminava! Os Mexicanos! F.C.M! Futebol clube do Moxico! Que qualidade! Que jogadores! Chico Gordo! Chico Negrita! É pena que você! Não os conheceu! Só mesmo quem viveu nos bons tempos das chicotadas do manos cipaios! O Colonial como cantava os Negoleiros!
Já me estava esquecendo da Banda! claro os cá de Hombaka!Os craques! Os civilizados! Lembram se do velho Severino Pacaça! O Valongo! Do Candenga Denga! Do dias! Do Bira! Quim dos Santos, Os manos Sardinhas! o Nando Jordão e Rui Jordão ! O Lima! Barro Júnior! Zagalo! Manos Gregório! Baptista, Paulino, Benchimol! ...............! Que saudades.
Vamos lá ver! De recordação vive o museu! E do passado os historiadores!
O problema aqui é o futebol de momento! Futebolando com Tramitas!
Toda esta abordagem feita, tem muito haver com a nossa realidade! Tem! Claro!
Pôs é! É a tal falta de politica futebolística ! Não temos estratégias definidas.
Você caro Amigo! Se deu uma espreitada no Futebolando com Tramitas responda as seguintes questões! A sua contribuição vai certamente contribuir para a melhoria do nosso futebol!
- Os nossos dirigentes, tenhem o mínimo de formação para dirigir o nosso futebol?
- Os nossos treinadores, tenhem conhecimentos científicos, para voltarmos a dar um salto na revira volta do nosso futebol?
-Quem deve custear a formação dos nossos treinadores e formadores?
- Como superar a falta de institutos básico, médios e superiores de educação física a grande fonte de formação dos nossos dirigentes e treinadores?
- Será solução abrirmos institutos superiores sem termos os básicos e médios?
- Quem vai lecionar neste institutos se não preparar mos a base?
- Se o estado pré vê nos próximos anos abrir três faculdades superiores de educação física, não seria viável agora mandar para o estrangeiro um grupo de pessoal habilitado para no futuro não termos apenas professores estrangeiro nestas faculdades?
- Como voltarmos a ter futebol nos bairros sem espaço para os nossos filhos jogarem?
- Os campos onde os nossos craques foram forjados! O que fizeram com estes espaços? Os treinadores do bairro, eram os próprios Angolanos, onde forja-los?

Futebolando com tramitas

Sem comentários:

Enviar um comentário