quinta-feira, fevereiro 28, 2019

                              FUTEBOLANDO POR DENTRO DA PRÉ, DURANTE E PÓS ÉPOCA 
                                        ----/Preparação física na Pré, Durante e Pós-Temporada/-----
Um bom programa de preparação física deve ser feito de forma periodizada, sempre visando obter a melhor forma durante os períodos de competição.
A periodização do treinamento nada mais é que estruturar e organizar os processos de treino. Para isso tem-se que juntar: treino, calendário e competição. A partir disso, pode-se montar o esquema com as fases de treinamento.
Uma periodização é dividida em:
Macrociclo (3 ou 6 meses)
Mesociclo (4 a 6 semanas)
Microciclo (7 dias ou 15 dias)
Dentro dessas fases existem os períodos, que são:
Preparatório geral ou básico (inicio de treinamento)
Pré-competitivo ou específico (antes das competições)
Competitivo (no decorrer da competição)
Transição (espaço entre competições, lesões ou férias)
Generalizando essas divisões temos:
a pré-temporada (inclui período preparatório e pré-competitivo)
a temporada (competição)
a pós-temporada (período de transição)
– Preparação Física no Futebol – Pré-Temporada
A pré-temporada é a fase preparatória das equipes para as primeiras partidas. No início a preparação física no futebol ocupa 50% do treino. É um período de muito trabalho. Por isso é aconselhado que os treinos sejam divertidos e dinâmicos. Além de ter amistosos, para manter os atletas entrosados, os testes físicos são os primeiros passos nessa fase.
Os conteúdos de ordem física dão ênfase nos aspectos coordenativos das capacidades biomotoras e aspectos fisiológicos por meio de preparação física geral e específica.
Preparação física geral: tem como objetivo aumentar os níveis de força e resistência, desenvolver a velocidade, melhorar a flexibilidade e a coordenação. Nessa etapa o treino se inicia com um volume de médio para alto. A intensidade é secundária.
Preparação física específica: tem por objetivo desenvolver as qualidades específicas de acordo com as exigências da modalidade:
tempo de reação
equilíbrio
força específica (potência)
aumento da massa muscular
Nessa etapa o volume já se estabiliza e a intensidade passa a ser o motor primário. Os exercícios específicos já são mais usados. Os treinos já se aproximam mais com a realidade das competições.
Uma boa pré-temporada será fundamental para ditar o ritmo da equipe na temporada.
– Preparação Física no Futebol – Temporada
No período competitivo, se treina menos e se descansa mais. Devido à alta demanda física e psicológica das competições, o corpo precisa de mais horas de descanso. O ajuste das cargas e o repouso são fundamentais. O objetivo se concentra em aperfeiçoar as capacidades motoras específicas.
A qualidade e a quantidade de estímulos na competição dependem da tolerância individual do atleta.
Sessões de treino físico puro devem acontecer somente como manutenção de toda a base que já foi realizada no período preparatório. A inserção de sessões de treino regenerativas deve ser priorizada, uma vez que chega-se a ter duas partidas na semana produzindo um desgaste físico e emocional muito grande.
– Preparação Física no Futebol – Pós-Temporada
Tem como objetivo a recuperação ativa do atleta, há uma redução da intensidade e do volume de treino. Em consequência disso, ocorre perda inevitável do estado de desempenho. Mas essa recuperação ativa é feita através de atividades que evitem uma queda muito intensa do desempenho.
Com isso evita-se o chamado overtraining (situação na qual o atleta pode sofrer lesões e desgastes desnecessários devido ao grande período de tempo exposto a cargas elevadas de treinos e competições).
Além da recuperação ativa com cargas extremamente reduzidas, poderá fazer parte desta fase o período de férias. O descanso faz parte do treinamento. E nesse tempo, integrantes da comissão técnica iniciam a planificação para a próxima temporada.

Sem comentários:

Enviar um comentário