Palancas Negras em jogo decisivo
Confiança na conquista dos três na partida frente aos ruandeses e consequente apuramento para os quartos-de-final dominam o grupo
Fotografia: M. Machangongo
A Selecção Nacional de futebol de Honras decide hoje, às 20h00 (18 de Angola), a qualificação aos quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações (CHAN), quando defrontar, no estádio de Hilal, a similar do Ruanda, em jogo a contar para a terceira e última jornada do Grupo D.
À mesma hora, no estádio internacional de Porto Sudão, Tunísia e Senegal medem forças com o mesmo objectivo.
Os Palancas Negras entram para o desafio com uma missão difícil. São obrigados a vencer por uma margem de três golos e a aguardarem pelo resultado do outro desafio da jornada. A tarefa não se afigura fácil, pois apesar de ter sofrido desaires nas duas rondas anteriores, a selecção ruandesa pretende, certamente, despedir-se da competição com um resultado dignificante.
Nas hostes dos Palancas Negras reina o optimismo e muita confiança num resultado que os coloque na outra fase da competição. Lito Vidigal e pupilos já conhecem os adversários e ontem mesmo trabalharam até à exaustão os argumentos tácticos a utilizar no confronto com os ruandeses. O conjunto angolano tem de entrar para o jogo sem o nervosismo que tem sido habitual, e além do pendor ofensivo, ter a pontaria afinada, desde os primeiros minutos, para que os golos surjam em quantidade suficiente para se atingir o objectivo preconizado.
O Ruanda, que não tem nada a perder, vai certamente jogar sem pressão e tentar complicar ao máximo a tarefa dos angolanos e, quiçá, caso lhes seja permitido, conquistar os três pontos. Afinal, ninguém gosta de ser o bombo da festa.
Em Porto Sudão, Tunísia e Senegal, os líderes da série, defrontam-se num jogo em que só a vitória interessa. Apesar de estarem no comando da tabela, o empate não serve para qualquer dos contendores, pois uma vitória de Angola, por números gordos, afasta uma delas dos quartos-de-final. Com estes pressupostos, espera-se que o duelo entre Águias de Cartago e Leões da Teranga proporcione bons momentos de futebol. Os tunisinos, com um futebol mais calculista e objectivo, são apontados como favoritos, mas a irreverência da juventude dos senegaleses vai ter, certamente, uma palavra a dizer. Para já, um bom jogo em perspectiva para os adeptos do futebol de Porto Sudão que, infelizmente, se despedem da competição, por falta de condições do seu estádio.
Sem comentários:
Enviar um comentário