quarta-feira, dezembro 29, 2010

Académica do Lobito dispensa Tramagal

Júlio Gaiano, no Lobito - Hoje
Agostinho Tramagal termina contrato com a Académica do Lobito no dia 30 deste mês.
Fotografia: Jorna dos Desportos
A saída de José Alberto Agostinho “Tramagal” do comando técnico da equipa principal da Académica do Lobito pode ser consumada nos próximos dias, terminadas que foram as auscultações realizadas pela direcção junto das instâncias superiores do clube. De acordo com informações a que tivemos acesso, a saída do treinador tem a ver com a incompatibilidade de relacionamento de Tramagal com alguns membros da direcção do clube. 

Pesaram ainda na decisão dos dirigentes dos estudantes do Lobito, o projecto ambicioso e os objectivos traçados pelos patrocinadores oficiais, para a época 2011. A direcção preconiza uma Académica do Lobito equilibrada em todos os sectores, em que impere o espírito de disciplina durante as competições em que estiver envolvida, pelo que achou por bem romper a ligação contratual com o professor Tramagal e avançar para a contratação de outro treinador cujo perfil se encaixe nos interesses do clube e da massa associativa. 

Ainda assim, os dirigentes da Académica reconhecem em Agostinho Tramagal competência no cargo de treinador, não fosse a sua forma de encarar as coisas, sobretudo quando se encontram a seu desfavor. “O professor deu mostras de ser um técnico capaz de conduzir a bom porto os destinos da equipa, mas falta-lhe humildade. Sem esta componente, dificilmente irá longe. Pretendemos, para o Girabola 2011, um conjunto sem qualquer problema no balneário”, afirmou a fonte afecta à direcção do clube. 

O dirigente que vimos citando adiantou que situações como a que a Académica do Lobito viveu nas últimas jornadas do Zonal de Apuramento, não se vão repetir. “Jamais aceitaremos cenas como aquelas que aconteceram nas derradeiras jornadas do torneio de apuramento. Não claudicámos, porque fomos fortes e depressa estancámos o problema criado pelo próprio técnico”, desabafou a fonte ligada ao grémio, que preferiu manter-se no anonimato.

Antipatia está na base 
da saída do técnico  

O técnico Agostinho Tramagal, 45 anos de idade, termina o vínculo contratual com a direcção da Académica do Lobito a 31 deste mês.
Assumiu o cargo a 21 de Abril de 2009, em substituição de Rui Teixeira, afastado por consequência dos maus resultados da equipa, ao cabo das quatro jornadas do Girabola’2009. Na altura, o objectivo da sua contratação (na gestão de Paulo Rangel) era tentar salvar a equipa de uma anunciada queda de divisão. Infelizmente, os intentos preconizados fracassaram e, como senão bastasse, o então presidente entrou em rota de colisão com o técnico, tendo-o convidado a demitir-se, o que aquele rejeitou redondamente. 

“Não saio. Se ele quiser que se demita, até porque ambos somos funcionários do mesmo grémio”, desabafou o técnico, que em contrapartida passou a desrespeitar as decisões baixadas pelo presidente do clube, acusando-o publicamente de incompetente.    
Essa atitude levou muitos a considerá-lo como que estando na base das repetidas desordens que ocorreram no consolado de Paulo Rangel, que acabou mesmo por interromper o seu mandato, que terminaria apenas em Novembro deste ano.              

Estudantes oficializam 
saída do treinador 

A oficialização do rompimento com o técnico Agostinho Tramagal na Académica do Lobito pode acontecer ainda no decurso desta semana pela direcção do clube, através de um comunicado de imprensa. Na ausência do presidente, o director-geral, Duarte Kuatula foi indigitado para fazer o referido pronunciamento, apesar de existir um porta-voz, Isaías Mendes. A informação veiculada por alguns meios de comunicação social local, de que Agostinho Tramagal só aceitaria renovar o contrato se a direcção elevasse o seu ordenado, não passou de mais uma especulação. 

O JD apurou que a saída do técnico está mesmo ligada ao esfriamento do seu relacionado laboral com o presidente do clube, o que aconteceu nos últimos meses. Os próximos dias serão determinantes para a oficialização do rompimento do casamento que ligava o técnico e a direcção da Académica e aí se saberá com maior precisão os outros motivos da sua não manutenção no cargo.                 

Substituto é conhecido 
nos próximos dias 

O técnico que vai orientar a equipa principal da Académica do Lobito na época 2011 pode vir de Luanda, asseguraram fontes ligadas à direcção do clube. Os contactos com o referido treinador começaram logo que a equipa garantiu a ascensão ao Girabola’2011. O sigilo mantido até agora deve-se ao facto de existirem ainda alguns elementos ligados aos números e os moldes de pagamento do salário, que devem ser definidos nos próximos dias, no sentido de se ultrapassar o impasse que existe.  

“É um técnico que já orientou a Académica do Lobito e que teve bons resultados”, comentaram as fontes, sem no entanto, revelarem o nome. Todavia, negaram existir algum contacto com o jovem treinador Miller Gomes para orientar o plantel principal da Académica do Lobito, apesar de interessar o clube e o presidente do grémio, dado ao seu carácter humano e profissional. 

“Podem ficar descansados, nos próximos dias o nome será revelado”, referiu a fonte, adiantando ser o técnico “de nacionalidade angolana e que, reside actualmente em Luanda. Já treinou a equipa e obteve bons resultados. Por isso, endereçamos-lhe o competente convite para voltar a orientar a nossa equipa no Girabola e na Taça de Angola da época que arranca já em Março”.

Sem comentários:

Enviar um comentário