terça-feira, setembro 19, 2017

Proletários brilham com Tramagal

Proletários brilham com Tramagal

Paulo Caculo - Hoje

1º de Agosto (22 pontos) e Petro de Luanda (20) são as equipas que superam benguelenses (18)
Fotografia: José Soares| EDIÇÕES NOVEMBRO
A confirmação antecipada da permanência do Estrela Clube 1º de Maio de Benguela no Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola Zap, não resulta apenas do facto da equipa treinada por Agostinho Tramagal vencer no domingo no Estádio Edelfride Costa \"Miau\", o Atlético Sport Aviação (ASA), por 1-0, no fecho da 25ª jornada da competição.

A permanência é o corolário da excelente prestação dos proletários na segunda volta do campeonato. O 1º de Maio de Benguela é somente a terceira melhor equipa, nesta fase da competição, com 18 pontos, apenas superado pelo 1º de Agosto (22) e Petro de Luanda (20).Dos dez jogos disputados, a equipa às ordens de Tramagal venceu seis  e perdeu quatro, o mesmo número de vitórias obtidas pelo líder Petro de Luanda, e pelo vice-líder 1º de Agosto.

O 1º de Maio de Benguela está abaixo desses \"gigantes\" do futebol nacional, pelo facto de perder mais vezes, quatro no total, contra nenhuma derrota dos militares e duas dos tricolores. Os proletários ainda não empataram, na segunda volta do campeonato. Os militares e os tricolores repartiram pontos, em duas ocasiões.

O 1º de Maio de Benguela à feição de Agostinho Tramagal, está talhado para fazer brilharetes, não só, no Estádio Municipal Edelfride Costa \"Miau\". Os proletários, como prova da determinação do seu treinador e da qualidade do futebol que apresentam,  conquistaram importantes pontos fora de casa.

As vitórias sobre o Recreativo da Caála (16ª jornada) e o FC Bravos do Maquis, ambas por 1-0, nos Estádios Mártires da Kanhala e Mundunduleno, bem como o triunfo, por 3-1, no \"dérbi da rivalidade\" com a Académica do Lobito, são provas da capacidade competitiva e da excelente prestação do 1º de Maio no Girabola Zap 2017.

As outras vitórias do 1º de Maio de Benguela aconteceram diante do Progresso do Sambizanga (2-0), Progresso da Lunda- Sul (2-1) e Atlético Sport Aviação (1-0).Com 33 pontos e cinco jornadas por disputar, o que equivale a 15 pontos, os proletários, em caso de vitórias, podem chegar aos 48 pontos. Isso, implica dizer, que o 1º de Maio de Benguela tem chances de melhorar o 9º lugar, que ocupa actualmente, até porque a diferença pontual com as equipas do Libolo (5º, 42 pontos), Interclube (6º, 39), Progresso do Sambizanga (7º, 38) e Caála (8º, 35) não é abismal.

Com essa performance na prova, o treinador Agostinho Tramagal, que substitui Hélder Teixeira (actual treinador do Santa Rita de Cássia) no comando técnico  do 1º de Maio de Benguela, na 9ª jornada, realiza  o objectivo anunciado por altura da sua contratação: manter a equipa na primeira divisão e reforçar a coesão do plantel.

Sem comentários:

Enviar um comentário