quinta-feira, janeiro 28, 2016

Em Angola , todas as manhãs, uma gazela acorda. Sabe que tem de correr mais que o leão, ser mais veloz, ou será morta. Todas as manhãs, um leão acorda. Sabe que tem de correr mais depressa que a gazela mais lenta, ou morrerá de fome. Não interessa se és um leão ou uma gazela! Quando o sol se levantar será bom que corras.O trabalho em equipa é a essência da vida. Todos nos somos jogadores de uma equipa, tenhamos consciência disso ou não.....

terça-feira, janeiro 26, 2016

HOJE ESCREVO EU 
FUTEBOL DE FORMAÇÃO : UM REFLEXO DO PARADIGMA DESPORTIVO ANGOLANO.
TUDO A PROPÓSITO DOS TERMINADOS CAMPEONATOS NACIONAIS DE SUB.17 EM BENGUELA E SUB-20 EM LUANDA.
PARABÉNS AO 1º DE AGOSTO PELO GRANDE TRABALHO QUE ESTA A DESENVOLVER NA FORMAÇÃO E PELOS DOIS TÍTULOS CONQUISTADOS.
Na caminhada até ao futebol profissional o jovem jogador passa por uma série de testes e dificuldades. Será importante que os clubes e os treinadores, em especial, não sejam mais uma pedra no caminho dos jovens praticantes, O treinador será tanto melhor quanto mais ajudar o jovem na sua formação, mas até mais decisivo do que isso será, verdade, não ser um obstáculo ao seu desenvolvimento. Formar é diferente de Formatar!Bem sei que o objectivo primordial do futebol de formação é precisamente a formação de de futuros profissionais, muito embora seja possível associar certos aspectos da evolução dos jovens ao nível de competitividade das equipas. Cada vez mais fico com a sensação de que algo estará menos bem com o histórico notável trabalho dos clubes,os títulos nos campeonatos, a julgar pelo menor sucesso competitivo nos dois escalões e também pela conspícua ausência de verdade nas idades dos atletas nas selecções dos talentos. Estando ligado a esta vertente do Futebol de formação há já alguns anos, sempre me deparei com alguns comportamentos menos adequados por parte dos pais dos nossos jovens atletas, dirigentes e treinadores no que concerne a adulteração das idades dos atletas. Porém, sendo agente interventivo neste processo, não tinha a consciência da gravidade da situação, uma vez que o meu foco estava na qualidade do processo da seleção e escolha dos mesmos para as equipas seniores e a sua relação com a metodologia de treino mais adequada aos meus atletas.Hoje sem medo de errar deixo aqui um recado...AINDA EXISTE ALGUM INDÍCIOS DE ADULTERAÇÃO DE IDADES EM TODAS EQUIPAS QUE PARTICIPARAM NOS TERMINADOS CAMPEONATOS DE SUB-17 E SUB-20 PELO FACTO DE SE NOTAR UMA GRANDE LUTA PELOS TÍTULOS, ESQUECENDO O FUNDAMENTAL!! A FORMAÇÃO E NÃO FORMATAÇÃO.. .. ..TEMOS QUE CONTINUAR A COMBATER ESTE MAL PARA UM FUTURO PROMISSOR....

CARO PROFESSOR ANTONIO ALEGRE COMENTARISTA RESIDENTE DA TPA!!! 
Angola foi descoberta no ano de 1482, tendo sua costa reconhecida e assinalada pelo navegador português Diogo Cão.. No dia 11 de Novembro de 1975, o primeiro Presidente de Angola, o nacionalista Dr. Agostinho Neto, em nome do povo Angolano, proclamou a independência de Angola, transferindo a soberania de Portugal, para o Povo Angolano, de forma efetiva a partir de 11 de Novembro de 1975.. A Guerra Civil Angolana foi um conflito armado, que teve início em 1975 e continuou, com alguns intervalos, até 2002. A guerra começou imediatamente após Angola se tornar independente do domínio de Portugal, em Novembro de 1975. Antes disso, um conflito de descolonização, a Guerra de Independência de Angola (1961-1974), tinha ocorrido. A guerra civil angolana foi essencialmente uma luta pelo poder entre dois antigos movimentos de libertação, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA).
O Futebol é um universo maravilhoso, que faz as pessoas se aproximarem, que faz multiplicar os amigos, que ensina a gente a amar e a respeitar o próximo,O futebol é a única coisa que une esse País de norte a sul, leste a oeste. nunca tivemos uma guerra, não brigamos pela nossa independência, não temos símbolo, mas o futebol sim, exerce essa função!” Somos realmente um povo de Futebol. Não Sabemos tudo sobre futebol .
Com isso o futebol sempre foi uma válvula de escape deste grande País em tempo de guerra e paz. Pode-se dizer que depois de Brasil e Portugal, o futebol angolano é o mais desenvolvido dos países de língua portuguesa e vem crescendo nos últimos anos , alcançamos a classificação para a Copa do Mundo da Alemanha em 2006,este crescimento se deve também aos treinadores Angolanos de seus principais jogadores atuarem em Angola e na Europa,principalmente Portugal , comandados por treinadores Angolanos..
É TRISTE OUVIR DE ALGUÉM QUE DIZ SER TREINADOR E INSTRUTOR DE FUTEBOL,(Técnico do 2º da UEFA,com uma experiência profissional alicerçada nas selecções jovens de Portugal, Sub-16 do Concelho de Loulé e Inter de Almancil, ambas equipas do Algarve), QUE EM ANGOLA NÃO TEMOS TREINADORES, PONDO EM CAUSA MAIS UMA VEZ OS CURSOS DE LICENCIAMENTO DA CAF, É APENAS UMA FORMA DE REGULAR E CLASSIFICAR OS NOSSOS TREINOS.. OS NÍVEIS C,B, A E CAF-PRO, NÃO SÃO DIFERENTES DOS NÍVEIS 1,2,3 E UEFA-PRO DA UEFA. DIZER AO COMENTARISTA RESIDENTE DA TPA QUE O SENHOR NÃO TEM O DIREITO DE QUESTIONAR A QUALIDADE DOS TREINADORES ANGOLANOS DA FORMA QUE O TEM FEITO DESDE O SEU REGRESSO DA DIÁSPORA, ONDE REFUGIOU SE EM TEMPO DA GUERRA CIVIL. TENHA MAIS ÉTICA , DEVIA SIM É DAR UMA EXPLICAÇÃO AOS TELESPECTADORES O PORQUE QUE ATE AGORA NÃO CONSEGUE TREINAR NINGUÉM UMA VEZ POSSUIR O 2º NÍVEL DA UEFA! E QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O NÍVEL 2º DA UEFA E O NÍVEL B CAF!! POR ULTIMO DIZER AO SENHOR ANTÓNIO ALEGRE QUE NÃO ATIRE AS SUAS FRUSTRAÇÕES PARA CIMA DOS SEUS COLEGAS ANGOLANOS..

segunda-feira, janeiro 25, 2016

Agostinho Tramagal é o novo treinador do JGM da província do Huambo

dd

O treinador Agostinho Tramagal, que em 2014 comandou o 1º de Maio de Benguela na I divisão, vai orientar em 2016 o Clube Desportivo JGM da província do Huambo, na II divisão.

A aposta neste experiente treinador angolano, em substituição de João Patrick Kódia, visa, de acordo com o director geral do clube, Pedro João Caquinda, em declarações hoje, à Angop, colocar a equipa na I divisão.

Apesar de não revelar o tempo de duração do contrato, informou que a direcção já está a preparar as condições necessárias para a realização, em 2016, de uma boa prova, depois de ter estreado este ano no torneio de apuramento.

O Clube Desportivo JGM, fundado a 12 de Maio de 1998, se tem destacado na província do Huambo pela sua aposta nas categorias de formação nas modalidades de futebol e atletismo, sendo que nesta última conquistou vários títulos nacionais além de ter cedido atletas para as seleções nacionais.

Este ano, na sua estreia em competições nacionais na categoria de seniores masculinos, a principal equipa de futebol do clube quedou-se na 4ª posição (penúltima) do grupo, com seis pontos, resultantes de uma vitória e três empates. Perdeu quatro jogos.

Aos 50 anos de idade, José Alberto Agostinho, conhecido nas lides futebolísticas por Agostinho Tramagal, volta, assim, a orientar uma equipa da II divisão, depois de já o ter feito com o Independente do Tômbwa, em 1992, Chicoil do Cuando Cubango, em 1997 e 1998, e Académica do Lobito, em 2010.

Na I divisão, vulgo Girabola, Agostinho Tramagal já comandou o Independente do Tômbwa, Atlético do Namibe, Petro do Huambo, Sagrada Esperança, 1º de Maio de Benguela, Desportivo da Huíla, Benfica de Luanda, Académicas do Lobito e do Soyo


INCENTIVO » Agostinho Tramagal tem estado a mudar o futebol da Acadêmica do Soyo e no jogo como Progresso, o tecnico não se cansou de incentivar os seus jogadores.

Agostinho Tramagal é o novo treinador do JGM

Agostinho Tramagal volta a orientar uma equipa da II divisão, depois de já o ter feito com o Independente do Tômbwa, em 1992, Chicoil do Cuando Cubango, em 1997 e 1998, e Académica do Lobito, em 2010.
Agostinho Tramagal
Foto: ANGOP
Agostinho Tramagal, novo treinador do Clube Desportivo JGM
O treinador Agostinho Tramagal, que em 2014 comandou o 1º de Maio de Benguela na I divisão, vai orientar em 2016 o Clube Desportivo JGM da província do Huambo, na II divisão.
A aposta neste experiente treinador angolano, em substituição de João Patrick Kódia, visa, de acordo com o diretor geral do clube, Pedro João Caquinda, em declarações hoje, à Angop, colocar a equipa na I divisão.
Apesar de não revelar o tempo de duração do contrato, informou que a direção já está a preparar as condições necessárias para a realização, em 2016, de uma boa prova, depois de ter estreado este ano no torneio de apuramento.
O Clube Desportivo JGM, fundado a 12 de Maio de 1998, se tem destacado na província do Huambo pela sua aposta nas categorias de formação nas modalidades de futebol e atletismo, sendo que nesta última conquistou vários títulos em Angola além de ter cedido atletas para as seleções.
Este ano, na sua estreia em competições internas na categoria de seniores masculinos, a principal equipa de futebol do clube ficou-se na 4ª posição (penúltima) do grupo, com seis pontos, resultantes de uma vitória e três empates. Perdeu quatro jogos.
Aos 50 anos de idade, José Alberto Agostinho, conhecido nas lides futebolísticas por Agostinho Tramagal, volta assim a orientar uma equipa da II divisão, depois de já o ter feito com o Independente do Tômbwa, em 1992, Chicoil do Cuando Cubango, em 1997 e 1998, e Académica do Lobito, em 2010.
Na I divisão, vulgo Girabola, Agostinho Tramagal já comandou o  Sporting de Benguela,Independente do Tômbwa, Atlético do Namibe,Chicoil do Kuando Kubango, Petro do Huambo, Sagrada Esperança, 1º de Maio de Benguela, Desportivo da Huíla, Benfica de Luanda, Acadêmicas do Lobito e do Soyo,

sábado, janeiro 09, 2016

A PROPÓSITO DOS TRÊS CURSOS DA CAF REALIZADO EM LUANDA E BENGUELA ...!!!!!
FOI COM MUITO AGRADO DE PUDE PARTILHAR MOMENTOS ÍMPARES

COM MUITO BOA GENTE LIGADA AO TREINAMENTO DESPORTIVO; ( FUTEBOL NO CASO). FICA AQUI TRÊS FRASES MARCANTES DOS TRÊS ASSISTENTES DO INSTRUTOR DA CAF NO CURSO REALIZADO EM BENGUELA :.
MILLER GOMES:
1º) -CAROS COLEGAS! VIEMOS AQUI PARA ADQUIRIRMOS A CARTA DE CONDUÇÃO QUE DORAVANTE NOS PERMITIRA CONDUZIR MELHOR AS NOSSAS EQUIPAS.. rsrsrssr..Miller Gomes
AGOSTINHO TRAMAGAL:
2º) -TREINAMENTO NÃO É UMA RECEITA DE BOLOS INFALÍVEL, NÃO COPIEM AS RECITAS.. rsrrssr.
MARIO CALADO:
3º) -TODOS BEBEMOS ENSINAMENTOS DO PROFESSOR Lev Pavlovich Matveev ( Cientista emérito da Rússia ), CONSIDERADO O PAI DO TREINAMENTO DESPORTIVO E DA PERIODIZAÇÃO, NADA É NOVO CAROS COLEGAS.. INVESTIGUEM MAIS.
JÁ DIZIA ..
O Apostolo São Tome, quando foi avisado pelos seus companheiros que Jesus havia ressuscitado do mundo dos mortos,esse celebrizou a seguinte frase dita por muita gente nos dias de hoje: SÓ ACREDITO VENDO...PÓS É!!!
NÚCLEO DE FUTEBOL DO INTER DE ANGOLA EM BENGUELA JÁ É UMA REALIDADE, PARTICIPAMOS EM TODOS OS CAMPEONATOS DE FORMAÇÃO OBRIGADO DIREÇÃO PRESIDIDA PELO PRESIDENTE ALVES SIMÕES PELA APOSTA ...
50 ANOS DE IDADE ,31 ANOS DE TREINAMENTO DESPORTIVO, MAIS DE 1000 ATLETAS TREINADOS POR MI,EM 15 EQUIPAS POR ONDE TRABALHEI..... AS IMAGENS NÃO MENTEM....AMO DEUS....
FUTEBOLANDO COM TRAMITAS , APUROU QUE HÉLIO SILVA, FILHO DO EX CRAQUE DO NACIONAL DE BENGUELA E DA SELECÇÃO DE ANGOLA O MÍTICO SILVA CALONGOLO E SOBRINHO DO BANCÁRIO AMÍLCAR SILVA EX TREINADOR DO NACIONAL DE BENGUELA E DOS PALANCAS NEGRAS, PODE SER O CANDIDATO CERTO PARA CONDUZIR O GRANDE NACIONAL DE BENGUELA NO PRÓXIMO MANDATO... É PARA DIZER QUE FILHO DE PEIXE PEIXINHO É.... BEM HAJA PUTO HÉLIO....