terça-feira, julho 26, 2011

Académica do Soyo admite deixar já o Girabola


Agostinho Tramagal, treinador do Soyo (foto ASF)
Académica do Soyo admite deixar já o Girabola
Por Celestino Gonçalves

O presidente da Académica do Soyo disse que a equipa está na eminência de desistir do Girabola devido a dificuldades de ordem financeira.

Manuel Siata disse que deste o início da época que a equipa não recebe o apoio prometido da Sonangol, o que tem causado sérios transtornos.

«Até agora a equipa sobrevive graças ao meu esforço financeiro. Tivemos um apoio do governo provincial do Zaire e temos tido o apoio da Força Aérea Nacional para a transportação da equipa. Algo que agradecemos e é muito bem vindo, mas, infelizmente, se não houver mais apoio vamos desistir do campeonato», disse.

O presidente da Académica do Soyo garantiu que neste momento a Direcção nada deve aos jogadores, mas que tem mais uma semana para sentir a reacção do principal patrocinador.

«Temos tudo em dia, não devemos nada aos jogadores, mas se depois do jogo da 18ª jornada não recebermos o apoio, vamos desistir», argumentou.

Uma situação que surge numa altura em que a equipa se prepara para o jogo com Interclube este quinta feira para acerto calendário do Girabola referente a 17ª jornada.
O jogo estava inicialmente marcado para quarta feira, mas sofreu adiamento devido a chegada tardia do Interclube a Luanda após viagem a Nigéria onde empatou com o Kaduna United, a um golo, para as afrotaças.

Certo é que não tem sido fácil a vida no Soyo, só animada pelos resultados animadores da equipas que lhe permitem fazer pela vida. O início de época chegou a estar em risco, agora... celestino Gonçalves

domingo, julho 24, 2011

Bravos do Maquis perde em casa com a Académica do Soyo

4-07-2011 21:43
Girabola2011


Bravos do Maquis perde em casa com a Académica do Soyo


 


Luena - O equipa do Bravos do Maquis foi incapaz de evitar a derrota de 1-2, diante da Académica do Soyo, hoje (domingo), no Estádio Mundunduleno, no Luena (Moxico), em desafio da 18ª jornada do Girabola2011.
 
Os visitantes entraram descontraídos e jogaram a vontade como se estivessem a jogar em casa. A Académica do Soyo foi a equipa que sempre procurou violar as redes contrárias. Nem mesmo com o golo sofrido aos 10 minutos, marcado por Breco, impediu a progressão e coesão da equipa do técnico Agostinho Tramagal.
 
Com uma defesa muito compacta e com meio campo rápido na transição da bola, formado por Didi, Ismael e Buço, a Académica do Soyo concentrou-se, acertou as suas jogadas defensivas e igualou a partida aos 24 minutos, após desatenção defensiva da equipa caseira.
 
Na segunda parte, tanto o ritmo competitivo assim como o equilíbrio de ambas formações não mudou. O Bravos do Maquis, que estreou o técnico João Pintar como treinador titular, para dar maior acutilância no ataque, substituiu o médio Bebé pelo avançado Edi, com o objectivo de chegar rápido a vantagem.
 
Com três pontas-de-lança no campo (Igor, Chole que entrou no lugar do Marlon e Edi), o Maquis errou muito na finalização, por falta de discernimento e calma dos dianteiros.
 
Calculista e a jogar no erro do adversário, a Académica do Soyo aproveitou bem a desorganização do oponente, que revelou ineficácia na defesa e no ataque, o que lhe custou o segundo tento aos 56 minutos, através de Lami.
 
O Maquis subiu todo até mesmo os defesas a procura do empate, mas o resultado final não se alterou (1-2), a favor da formação visitante.
 
João Pintar perde após seis jogos sem sentir o sabor da derrota (enquanto treinador interino conseguiu três vitórias e igual número de empates) e o Maquis continua com 24 pontos
 (Ficha técnica) 

Luena - O Bravos do Maquis quebrou hoje, domingo, em pleno estádio Mundunduleno, no Luena, o jejum de seis jornadas sem derrotas, após perder diante do Académica do Soyo, por 1-2, no desafio da 18ª ronda do Girabola2011.
 
O jogo foi orientado pelo trio de árbitros de Luanda comandado por Francisco Mazale auxiliado por Diacanna Miguel e Victor Paulino.
 
Assistência - cerca de sete mil espectadores
 
Marcadores:
 
1-0, aos 10 minutos por Breco
 
1-1, aos 24 minutos por Projecto
 
Final do jogo
 
2-1, aos 56 minutos por Lami
 
Equipas:
 
Bravos do Maquis: Moche, Tião, Eduardo, Nando, Whelles, Sotto, Bebé (Edi, 69), Marlon (Choile, 40), Benvindo (Marcelo, 53), Breco e Igor.
 
Técnico: João Pintar
 
Académica do Soyo: Lando, Kilamba, Guigui, Nelson, Didi, Ismael (Pai, 88), Buco, Sidney, Projecto, Tashungo e Lami (Cameri, 32).
 
Técnico: Agostinho Tramagal
 
Tramagal parabeniza seus pupilos pela entrega na partida 
Acção disciplinar: Cartolina amarela à Bebé (18) e Igor (40) todos do Bravos do Maquis, enquanto que, para a Académica do Soyo foram admoestados Nelson (35), Tashungo (49), Projecto (59) e Pai (85).

Luena - A entrega do conjunto do Académica do Soyo evidenciada durante o jogo diante do FC Bravos do Maquis do Moxico, foi hoje domingo, no Luena, parabenizado pelo seu técnico Agostinho Tramagal.
 
Falando na conferência imprensa no final da partida referente a 18ª jornada do Campeonato Nacional Girabola 2011, disse que a vitória, por 1-2, alcançada no Luena é fruto do rendimento em todos os sectores.
 
"Ganhar fora de casa é difícil, principalmente quando a equipa visitante está a demonstrar união nas suas jogadas", frisou, reconhecendo igualmente o potencial da equipa maquizarde.
 
Agostinho Tramagal louvou a imparcialidade mostrada pela equipa de arbitragem chefiada por Francisco Mazale, auxiliado por Diakanna Miguel e Victor Paulino. Para ele "é o melhor conjunto por exercerem um excelente juízo".
 
Técnico João Pintar aponta erros defensivos na derrota do Maquis 
Com este resultado a Académica do Soyo soma 23 pontos, enquanto que, o FC Bravos do Maquis mantém os 24 pontos.

Luena - Os erros defensivos do conjunto maquizarde na partida de hoje (domingo), no Luena (Moxico), diante do Académica do Soyo, foram apontados pelo seu técnico João Pintar da Silva, como a causa da derrota por 1-2.
 
A partida disputada no Estádio Mundunduleno do Luena foi pontuável a 18ª jornada do Campeonato Nacional de futebol Girabola 2011.
 
Em declarações à imprensa, disse que os golos sofridos resultaram na frágil exibição dos seus pupilos.
 
Afirmou que o futebol tem diversas facetas "ganhar, perder ou empatar", acrescentado que nesta partida a sua equipa foi infeliz, apesar do apoio dos adeptos, mas prometeu um contínuo trabalho com vista a atingir os lugares cimeiros do campeonato.
 
Com este resultado o FC Bravos do Maquis mantém os mesmos 24 pontos e irá disputar o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, na próxima jornada e a Académica Soyo soma 25 pontos.








GIRA BOLA 2011

Girabola2011
Treinador do Maquis apela jogadores a aplicarem-se 


Luena – O técnico do Bravos do Maquis, João Pintar, apelou hoje, no Luena, aos seus pupilos a evitarem “actos de vaidade” no jogo diante da Académica do Soyo, sob pena de serem surpreendidos em casa.
 
 
 
O empate na ronda anterior (17) diante do 1º de Agosto (2-2), considerado pelo técnico um bom resultado, não deve ser, na óptica de João Pintar, "motivo de vaidade diante da formação do Soyo, porque cada jogo é um jogo".
 
 
 
Para si, a Académica do Soyo é uma equipa “extremamente difícil” e merece consideração de qualquer oponente, além de ser orientado por um treinador “muito metódico”.
 
 
 
Mesmo reconhecendo o potencial do adversário, que é o 12º com 20 pontos, João Pintar assumiu o favoritismo, por jogar em casa, bem como devido a harmonia e coesão existente no grupo.
 
 
 
O jogo, a decorrer no Mundunduleno, é pontuável para a 18ª jornada do Campeonato Nacional da primeira divisão Girabola2011, onde o Bravos do Maquis ocupa o sexto posto, com 24 pontos.
 
 
 
A prova é liderada pelo Kabuscorp do Palanca, com 33 pontos

sábado, julho 23, 2011





Académica do Soyo 
contesta inscrição de Pai

Académica do Soyo poderá ser penalizada pela Federação Angolana de Futebol (FAF) caso a direcção da sua homologa do Lobito avance com a intenção de reclamar uma alegada irregularidade da inscrição do Avançado Pai. Uma do JD disse que o atacante está presumivelmente ilegal na formação treinada pelo professor José Agostinho "Tramagal", pelo que a equipa poderá ser penalizada, perdendo todos os pontos que somou nos jogos em que o jogador foi utilizado. 

A fonte assegurou que a atitude da Académica do Lobito não tem nada a ver com uma eventual réplica ao "caso Cristiano Kitembo" que ainda está a aguardar pelo resultado do recurso interposto pela sua direcção, na sequência dos três pontos que a equipa perdeu na secretária da FAF. 

A Académica do Lobito venceu a sua similar do Soyo, por 1 a 0, em jornada pontuável para a décima primeira jornada. "Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Aqui o que se vai tratar, será sim à reposição da legalidade dos factos. Já informámos, verbalmente, a FAF e deram-nos razão. Por isso, agora estamos a juntar documentos necessários que justificam a nossa apreensão. O Pai é nosso atleta e tudo foi feito para que a sua inscrição fosse concretizada na reabertura da mesma para ser utilizado na segunda volta do campeonato", disse.

Acrescentou que "quando demos conta o atleta, contra todos os procedimentos legais, já tinha assinado pela a Académica do Soyo. Inconformados com essa atitude, julgamos estar no direito para reclamar pela legalidade dos factos (...)". O interlocutor do JD, que preferiu manter-se no anonimato, aproveitou a ocasião para manifestar o seu descontentamento pela morosidade na resolução do "caso" Cristiano. Na sua óptica, a FAF tem mecanismos legais que o levarão a decidir pelo recurso interposto pela sua direcção. Contudo não entende o motivo de tanta demora para se julgar o assunto que muito interessa ao clube penalizado pela situação mal averiguada pelo Conselho Técnico da Federação Angolana de Futebol. Júlio Gaiano, no Lobito

GIRA BOLA 2011


General Pedro Neto, presidente da Federação, já está ao corrente da situação (foto ASF)
Clube sem dinheiro para avião
Por Redacção

A Académica do Soyo pode faltar ao jogo com o Bravos do Maquis, no Luena.

O presidente do clube, Manuel Sieta, revelou que não há dinheiro para a viagem rumo ao Moxico.

«Não temos dinheiro para fretar o avião. A equipa está a atravessar um período crítico», declarou o dirigente, que já se reuniu com o líder da Federação Angolana de Futebol:

— Informámos o general Pedro Neto das dificuldades que estamos a enfrentar. Na qualidade de responsável máximo da FAF, apresentámos-lhe as nossas preocupações para depois não ser surpreendido.

Após ter assumido a presidência da Académica do Soyo, há três meses, sucedendo a Alberto Sabino, Manuel Sieta deparou-se com problemas inesperados:

— Passado este tempo ainda não recebemos da Sonangol Pesquisa e Produção, empresa que nos patrocina, qualquer verba. Aqui algo está mal. Como é possível que outras formações patrocinadas pela mesma empresa recebam e nós não?

sexta-feira, julho 22, 2011


Campeão escorrega diante da Académica do Soyo
Por Jorge Pessoa e Silva

O Interclube empatou ontem (1-1), no Campo dos Embondeiros, diante da Académica do Soyo, jogo que completou a 17ª jornada do Girabola.

Sydney, aos 12 minutos, adiantou os estudantes da Zaire no marcador, ao passo que Moco, aos 59, restabeleceu a igualdade, aos 59 minutos.

Fabrício (Interclube) e Ganga (Soyo), foram expulsos aos 81 minutos




Soyo condiciona deslocação ao Moxico

António de Brito| - Hoje
A Académica do Soyo pode falhar o encontro com o FC Bravos do Maquis, no Luena, pontuável para a 19ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol.
Manuel Sieta, presidente da formação petrolífera, afirmou que o clube não dispõe de recursos financeiros para viajar para o Moxico. “Não temos dinheiro para fretar a aeronave. A equipa está a atravessar um período crítico”, alertou. Na terça-feira, Manuel Sieta abordou na sede da FAF com Pedro Morais Neto os problemas do clube. “Informámos ao general Pedro Neto as dificuldades que estamos a enfrentar. Na qualidade de responsável máximo da FAF, apresentámos as nossas preocupações para não se mostrar surpreso”, disse o presidente da Académica do Soyo.
Manuel Sieta assumiu à presidência da Académica há três meses, sucedendo no cargo Alberto Sabino. “Passados esses meses, não recebemos da Sonangol Pesquisa e Produção, empresa patrocinadora, nenhuma dotação financeira”, justificou.
O presidente do grémio do Zaire diz estar preocupado com a situação. “Aqui alguma coisa está mal. Como é possível que outras formações patrocinadas pela Sonangol Pesquisa e Produção receberam os apoios, e Académica não?”, interrogou-se. Manuel Sieta referiu que todos os encargos do clube são suportados por si: “Tivemos alguns apoios do Estado Maior das Forçadas Armadas e do governo do Zaire. Suportei a maioria dos encargos”, declarou.
Agostinho Tramagal, treinador da Académica do Soyo, lamentou a situação que o clube enfrenta no Girabola. “É lamentável esse problema. A equipa está a fazer um excelente campeonato.Vamos aguardar pelas próximas horas”.

Campeão continua na senda de empates

Hoje
Campeão, teve que fazer pela vida para não sair derrotado, do Soyo
Fotografia: Jornal dos Desportos
O Interclube deixou ontem, no Soyo, mais uma vez, indicadores de que terá muito trabalho pela frente na luta pela revalidação do título conquistado na época passada sob comando de Álvaro Magalhães. O campeão, que teve que fazer pela vida para não sair derrotado do estádio dos Embondeiros, empatou a uma bola diante da Académica local, em desafio que encerrou a 17ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão. 

O empate entre estudantes do Soyo e polícias não trouxe alterações significativas na tabela classificativa, pois, embora tenham somado cada um ponto, o Interclube mantém-se na sétima posição e a Académica subiu apenas um degrau, ou seja, passou do 11º para o 10ª posto. 

Os polícias que estiveram a perder por largos períodos do jogo conseguiram o empate na segunda parte. Com a repartição de pontos ontem no Soyo, o Interclube reforçou o estatuto de líder dos empates no presente Girabola, no total 12, seguido pelo 1º de Agosto com dez.

O Interclube que luta para a revalidação do título de campeão nacional, defronta amanhã, no estádio 22 de Junho, a formação do Recreativo do Libolo, terceiro colocado do campeonato, naquele que é considerado o principal duelo da 18ª jornada da competição, enquanto a Académica Petróleos do Soyo vai medir forças com o FC Bravos do Maquis, sexto classificado da prova.

quinta-feira, julho 21, 2011

Inter e Académica do Soyo empatam no Soyo a uma bola

Futebol
Campeão nacional empata no Soyo 


 
Soyo - O Interclube empatou hoje (1-1), no Campo dos Embondeiros, diante da Académica do Soyo, no fecho da 17ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola, e atrasou-se na corrida ao título.
 
Sydney, aos 12 minutos, adiantou os estudantes da província do Zaire no marcador, ao passo que Moco, aos 59, restabeleceu a igualdade, numa partida em que os campeões nacionais viram expulso Fabrício 84 minutos  e os anfitriões Ganga 50 minutos , ambos por acumulação de amarelos .
 
Sob arbitragem de João Daniel, as equipas alinharam:
 
Académica do Soyo - Lando, Buco, Dady, Ganga, Tachungo, Guigui, Nelson, João (Lamy), Sydney, Kilombo (Francisco) e Ismae (Zuma).
Treinador: Agostinho Tramagal
 
Interclube - Tsherry, Kito, Fabrício, Pedro, Nary (Fissi), Pingo (Patrick), Paty, Alex, Joãozinho, Messi e Jussane (Moco).
Treinador: António Caldas
 
Advertência: Cartões vermelhos a Ganga e Fabrício. Amarelos a Dady, João, Sydney, Kito, Nary e Alex.

Tramagal promete contrariar poderio do campeão nacional



O técnico principal dos estudantes do Soyo, Agostinho Tramagal, disse ontem ao “Jornal dos Desportos” na cidade do Soyo que a sua equipa está entrosada e coesa para contrariar hoje o favoritismo do Interclube, no jogo de acerto a jornada 17 da Iª Divisão do Girabola’2011. O responsável técnico dos estudantes do Soyo disse que apesar da sua equipa estar psicologicamente bem e tecnicamente entrosada e coesa, há que ter cuidado ao receber os polícias em casa, pelo facto de ser mais experiente e madura em termos de conjunto. 

“Ainda assim, acreditamos que agora com o grupo mais coeso, mais entrosado e em forma desportiva, tudo vamos fazer para contrariar o favoritismo do Interclube, apesar de jogarmos em nossa casa. O cuidado a ter é pelo facto do nosso adversário ter outros objectivos no campeonato. Luta para o título, tem um patrocinador muito forte e é uma equipa com muito mais ambição que a nossa. Tem mais dinheiro, muito mais qualidade do ponto de vista técnico”, acrescentou. Acredita que os factores que dão vantagem ao conjunto da Polícia podem ser ultrapassados ao longo dos 90 minutos, basta os estudantes correrem mais e lutar para conseguir os objectivos traçados, que consistem em não perder jogos em casa, para a conquistar o maior número de pontos no seu reduto. 

“Jogar contra o Interclube é sempre complicado e difícil. O Interclube é campeão em título, é uma equipa que dificilmente perde. Este ano, empatou muitas vezes e ganhou algumas vezes e está nas Afrotaças, pelo que, está motivado, pelo o último resultado que obteve na Nigéria. Foi um bom resultado fora de portas. Empatar foi muito bom, faz-lhe vir ao Soyo para vencer, mas nós não vamos deixar”, acrescentou. Jaquelino Figueiredo | Soyo 

Manter 
a invencibilidade

O técnico Agostinho Tramagal incutiu nos seus pupilos que a Académica do Soyo não pode perder esta partida com o Inter, porque os estudantes locais mandam no seu reduto. “Quando digo não perder, é porque em casa nós temos de mandar. Se temos tido dificuldades em ganhar lá fora, onde conseguimos três empates e uma vitória na secretaria, tendo feito a maior parte dos pontos em casa na primeira volta, quer dizer a equipa está com muita atitude em casa. Com o apoio do público, com o nosso campo, temos potencial humano e qualidade para ultrapassar o Interclube, que é um adversário grande que luta pelo título.

Sendo assim, queremos tornar o estádio dos Embondeiros num reduto em que os adversários têm de correr muito para nos ganhar”, acrescentou. Tramagal referiu que o trabalho feito durante a semana, cingiram muito nos aspectos tácticos e do ponto de visto defensivo para que a equipa não sofra golos. A zona ofensiva, também mereceu a atenção do treinador, no intuito de tentar marcar, por isso, como frisou, a equipa está embalada a manter o lema de não perder em casa. 

“Apesar de não ser uma equipa imbatível em casa, não queremos perder a invencibilidade agora. Não queremos que o Interclube venha aqui ganhar o jogo de mão beijada, vamos lutar para potenciarmos os nossos resultados e garantir a permanência na primeira Divisão, o que passa em ganhar maior parte dos oito jogos em casa e só dizer aos jovens que aqui em casa mandamos nós e vamos continuar a mandar”, acrescentou.      JF  

GIRA BOLA


Estudantes do Soyo testam hoje capacidade de reacção dos polícias

António Júnior - Hoje
Académica do Soyo e Interclube encerram hoje, às 15h30, no estádio dos Embondeiros, a 17ª jornada do Girabola. Marcado para ontem, o jogo foi adiado em virtude do regresso tardio do campeão nacional da Nigéria, onde defrontou o Kaduna United, para a primeira-mão da Taça Confederação. Coincidência ou ironia do destino, os polícias deslocam-se pela segunda vez consecutiva ao Soyo, ao encontro dos estudantes a atravessar mais uma crise financeira, com ameaça de abandonar a maior prova futebolística nacional. 

Depois de na época passada ter ganho ao adversário, por falta de comparência, uma vitória que teve influência na conquista do campeonato, sem querermos retirar qualquer mérito ao título conquistado, o Interclube quer ganhar a Académica para provar que tem capacidade para vencer em campo e não apenas de forma administrativa. Galvanizados com o resultado alcançado no último fim-de-semana, António Caldas e seus pupilos estão confiantes na conquista dos três pontos e pressionarem o pelotão da frente, rumo à revalidação do título.

Recordista de empates na presente época, onze no total, os polícias encaram este jogo determinados, a afastarem o mal que ensombra a equipa no Girabola. Consciente das responsabilidades e objectivos que têm na prova, o campeão nacional está apostado em dar início a uma nova era. O empate diante dos militares na ronda anterior, culminando outra igualdade no jogo na Nigéria, na primeira jornada da fase de grupo da Taça da Confederação, mais um para não variar, serviu de ópio para o grupo encetar uma progressão firme e decisiva, na rota para revalidação do rótulo que ostentam na competição doméstica.

A Académica do Soyo, embora esteja a viver mais uma fase conturbada, está apostada em dar uma lição ao Interclube e demonstrarem ao adversário, que aquilo que lhes une é mais forte do que os separa.   

Vitória
Na recepção aos campeões nacionais, os anfitriões esperam regressar às vitórias diante do seu público, e provarem que estão determinados a dignificar as cores do clube que representam, desde que a direcção cumpra com as suas obrigações. O facto de até ao momento não perderem em casa deixa a equipa orientada por Agostinho Tramagal confiante num boa partida, onde o objectivo é pontuar. 

No entanto a tarefa da Académica de tentar vergar o Interclube, não se afigura fácil, a julgar pelo “peso” do adversário, e estatuto que detém no campeonato, não obstante alternância de atitude e comportamento em alguns jogos. O conjunto da Polícia manifesta alguma subida de rendimento e um certo inconformismo pela posição que ocupa, e tudo fará para regressar as vitórias e terminar com o ciclo de empates no Girabola.

Académica do Soyo ameaça desistir

Augusto Panzo - Hoje
Manuel Sieta presidente de direcção está agastado com o patrocinador.
Fotografia: Jornal dos Desportos
O presidente de direcção da equipa da Académica do Soyo, Manuel Sieta, anunciou ontem a intenção da sua equipa desistir do presente Girabola, se a situação financeira do clube não for solucionada em breve pelo principal patrocinador do clube, a Sonangol-Pesquisa e Produção. Manuel Sieta avançou ontem ao Jornal dos Desportos que a situação se arrasta desde o passado mês de Abril, altura em que assumiu a presidência do grémio desportivo da vila petrolífera do Soyo.

Embora não seja uma situação nova no clube, o presidente da Académica esclareceu que, quando assumiu a direcção do clube, recebeu garantias do patrocinador de apoiar a equipa sem quaisquer problemas de maior. “Não esperávamos por essas dificuldades. Primeiro, porque temos um patrocinador que tem um dever social para com a equipa. Segundo, essa assistência foi-nos garantida pela administração da empresa Sonangol-Produção e Pesquisa. Por isso, não esperava que, passados três meses, a equipa fosse suportada por mim, como se eu fosse o dono. Não sou o proprietário do clube. A académica do Soyo é uma equipa da província do Zaire”, frisou o dirigente.

Manuel Sieta reconheceu que os jogadores não têm culpa de tudo o que se está passar. Contudo, advertiu que não pode continuar a suportar as despesas do clube. “Sou um simples dirigente da equipa como os outros que me antecederam. Se hoje estou à frente dela, amanhã pode aparecer outro. Por isso, não posso continuar a suportar as despesas todas deste clube, porque estou a prejudicar a minha família e o que ganho não é para esses fins”, referiu. O presidente de direcção da Académica do Soyo preferiu não avançar números do quanto já gatou para suportar a equipa, limitando-se a dizer que o futebol é uma modalidade que exige muito esforço financeiro.

“Acho que não adianta dizer publicamente quanto já gastei. As pessoas que estão por dentro do futebol sabem o quanto se gasta nesta modalidade. Se disser quanto já gastei, muitos não vão acreditar. Imagine o que é aguentar o pagamento de salários dos treinadores e dos jogadores. Nem pode fazer a mínima ideia”, destacou.

“Não temos qualquer dívida
com os atletas e treinadores”

Apesar do momento menos bom que os estudantes da Base do Kwanda vivem, Manuel Sieta assumiu ao JD que neste momento a direcção não tem qualquer dívida com os técnicos, atletas e pessoal de apoio. “Não temos dívidas para com os jogadores, nem com os técnicos. Se tivesse de abandonar hoje a presidência da direcção do clube, estaria em condições de lhe garantir que deixaria o clube sem nenhum problema de dívidas correntes”, avançou Manuel Sieta. Em relação às dividas com terceiros, herdadas da antiga direcção, o actual presidente de direcção garantiu que caso tenham suporte jurídico-legal, essas vão ser liquidadas pela Académica do Soyo como instituição e não por um elemento singular, que é o presidente.

“As dívidas deixadas pela direcção anterior não são da minha responsabilidade, mas sim da Académica do Soyo, como entidade, que tem activos e passivos. Então, se se confirmar que esses passivos foram em benefício da Académica do Soyo, este clube tem a obrigação de pagar, desde que as pessoas apresentem um suporte jurídico-legal. Felizmente, desde que assumi a direcção do clube, ainda não vi nenhuma reclamação com cunho legal. Sendo assim, não posso fazer nada sobre essas dívidas”, assegurou.                                      A.Panzo
Implicações de
uma possível deserção

A desistência de uma equipa em pleno decurso de um Campeonato Nacional tem outras implicações para o desertor, como a suspensão de toda a actividade desportiva por um período de dois anos, castigo esse imposto pela Federação Angolana de Futebol (FAF). Face a este cenário, o JD quis saber do presidente da Académica do Soyo se já havia analisado os prós e os contras de uma possível desistência. Recorrendo à velha máxima segundo a qual “não se fazem omeletas sem ovos”, afirmou que teve o cuidado de informar a direcção da FAF.

“Já estive na FAF e falei mesmo com o senhor Pedro Neto, explicando-lhe os problemas financeiros que estamos a atravessar. Recebi garantias de que iria interceder por nós, falando com as pessoas de direito sobre essa nossa preocupação, além de nos aconselhar que desistir não é a melhor solução, porque isso implicaria factores políticos, por ser uma das poucas equipas com que o Norte de Angola conta, em companhia do FC de Cabinda. Mas, as circunstâncias obrigam-nos a desistir”, revelou. O JD insistiu ainda em saber que contactos foram mantidos com o patrocinador, quanto ao desbloqueamento das verbas nos próximos dias para solução do caso. 

O dirigente lamentou a forma pouco amável como tem sido tratado pelo pessoal do gabinete de Bento Lourenço, apesar de admitir ter sido já recebido por uma vez por aquele responsável da Sonangol-Pesquisa e Produção. “Já estivemos várias vezes na Sonangol-Pesquisa e Produção, fomos inclusive recebidos uma vez pelo senhor administrador Bento Lourenço e, na altura, ele havia-me garantido que iria disponibilizar o dinheiro. Só que até agora nada foi feito. Outra questão também é a burocracia do staff do próprio administrador, que procura sempre formas de criar obstáculos para os encontros connosco”, afirmou a finalizar.  A.Panzo

quarta-feira, julho 20, 2011

GIRA BOLA


António Caldas, treinador do Interclube (foto ASF)
Jogo no Soyo adiado para amanhã
Por Oliveira Campos

O jogo do Interclube no Soyo, frente à Académica local, para acerto da 17.ª jornada do Girabola, foi adiado para amanhã.

Inicialmente antecipado para 13 de Julho, passou depois para hoje. Mas o desgaste e a demora da viagem à Nigéria, onde os polícias empataram a um golo com o Kaduna United, na primeira jornada do grupo A da Taça Confederação, levou a que o Interclube pedisse mais um dia para se deslocar à província do Zaire, tendo encontrado total compreensão por parte da direcção da Académica do Soyo

O Interclube defronta a Académica do Soyo apenas amanhã

Jogo com a Académica 
remarcado para amanhã 
O Interclube defronta a Académica do Soyo apenas amanhã, soube o Jornal dos Desportos de Mané Vieira Dias. A remarcação do jogo, de início inicialmente previsto para hoje, segundo o director dos polícias, prendeu-se com o facto da equipa dispor de pouco tempo para recuperar os jogadores, que vêm de uma longa viagem à Nigéria, marcada por inúmeros embaraços. “Gostavamos de agradecer a forma solidária e o fair-play do presidente da Académica do Soyo, por ter acedido à solicitação da nossa direcção, porque não se tratou da prmeira vez, dado que já tinhamos solicitado o adiamento do jogo”, disse Mané Vieira Dias, confirmando a remarcação do desafio referente à 17 jornada do Girabola. 

“O jogo está aprazado para esta quinta-feira. Temos previsão de sair de Luanda amanhã (hoje), pelo que estamos a criar as condições para que a viagem seja um facto, de forma a fazermos este jogo no Soyo sem quaisquer problemas”, acrescentou. De acordo ainda com o director dos polícias, a direcção está a “trabalhar para o jogo de acordo com aquilo que são as pretensões do treinador”, dado interesse de António Caldas em recuperar bem os jogadores. “Penso que se não viajarmos amanhã (hoje), iremos no mesmo dia do jogo. Mas estamos a trabalhar administrativamente nesta componente”. Ontem à tarde, às 16h00, a equipa realizou um treino ligeiro no estádio 22 de Junho, para recuperação física. PC 

terça-feira, julho 19, 2011

"Estudantes" do Kuanda ameaçam abandonar, gira bola

"Estudantes" do Kuanda ameaçam abandonar

António de Brito - Hoje

Manuel Sieta faz apelo aos patrocinadores
Fotografia: Santos Pedro
A Académica do Soyo pode desistir do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola. Os “estudantes” enfrentam sérios problemas financeiros para suportar os encargos da equipa no campeonato.
O presidente do clube, Manuel Sieta, disse ontem ao Jornal de Angola que a Sonangol Pesquisa e Produção, principal patrocinador da agremiação, não disponibilizou qualquer verba desde que arrancou o Girabola. “Todas as despesas da equipa são suportadas por mim. Se a situação prevalecer, vamos desistir do campeonato”, alertou.
Manuel Sieta referiu que as deslocações da equipa são as que mais gastos acarretam ao clube. “Gastamos por semana 30 mil dólares com deslocações, hospedagem e alimentação. Não tempos apoio de outras instituições”, declarou.
Apesar das dificuldades financeiras, Manuel Sieta garantiu que não tem nenhum pendente com os jogadores. “Felizmente, temos tudo em dia. As luvas, salários e prémios de jogos foram todos pagos. É complicado, quando os encargos do clube são suportados por uma só pessoa”, lamentou.
Quanto aos apoios do governo da província do Zaire, o líder de direcção da Académica do Soyo disse que “ recebemos alguns apoios, mas o grande calcanhar de Aquiles prende-se com o transporte”, frisou.
Manuel Sieta espera que a empresa patrocinadora resolva o mais rápido possível o problema. “Queremos ver essa preocupação resolvida nos próximos dias. Repito: se a questão não for ultrapassada, desistimos da prova”, enfatizou.
A anterior direcção do clube, liderada por Alberto Sabino, não deixou nenhum valor nas contas do clube. Nem material desportivo foi encontrado na Académica do Soyo. “Não encontrámos dinheiro nas contas do clube. O material desportivo que o clube tem, tivemos de o comprar”, esclareceu Manuel Sieta.

Jogo entre Velhas Glórias – Clube Nacional de Benguela / Portugal

Jogo entre Velhas Glórias – Clube Nacional de Benguela / Portugal